TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Academico

Ensaios: Ensaio Academico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 17

MENSAGENS

ENTRAR

EXPLORAR

CONTRIBUA

Página principal

» Categorias

» Educação e Comunicação

» Leitura e Redação

Conteúdo

Editar

Discussão

Como Escrever um Ensaio

Um Processo Passo-a-Passo para a Escrita de um EnsaioRevisando o EnsaioEscrevendo um Ensaio PersuasivoEscrevendo um Ensaio ExpositivoEscrevendo um Ensaio Narrativo

Criado por Jack.aw

Você terá de escrever um ensaio em muitas ocasiões de sua carreira acadêmica. Você pode trabalhar em um ensaio para aulas ou para participar de um concurso literário. Talvez seja necessário escrever um ensaio para ser admitido em uma faculdade. Este artigo mostrará a você os processos de escrita e revisão para todos os tipos de ensaios. Em seguida, explorará como escrever ensaios narrativos, persuasivos e expositivos.

Anúncio

Parte 1 de 5: Um Processo Passo-a-Passo para a Escrita de um Ensaio

1

Defina o contexto do ensaio. O contexto é basicamente o ponto de vista do trabalho. Centralmente, a questão a se fazer é: O que estão pedindo para eu escrever? O contexto pode incluir múltiplos parâmetros, incluindo:

Tópico. Algumas vezes, você terá de trabalhar em cima de um assunto pedido pelo professor. Caso o tema seja livre, prefira um assunto pelo qual você nutre paixão e pelo qual realmente queira discutir para aprimorar-se.

Formato. A extensão do ensaio, a diagramação das páginas e a apresentação importam. Siga religiosamente as regras dadas pelo professor para não perder pontos.

Público. Com quem você está tentando se comunicar? Quem você quer persuadir: seu professor, seus colegas ou uma banca julgadora? Modifique seu estilo de acordo com o público.

Anúncio

2

Faça pesquisas para conseguir evidências em prol de seus argumentos.

Pesquise online, vá para a biblioteca ou pesquise o sistema acadêmico. Não hesite em pedir ajuda para um bom bibliotecário. O objetivo deles é exatamente ajudar.

Conheça quais fontes seu professor irá aceitar.

Seu professor quer certo número de referências primárias e secundárias?

É possível usar a Wikipédia? A Wikipédia é, normalmente, um bom ponto inicial para aprender sobre um assunto. Porém, muitos professores não permitirão que você a cite por desejarem fontes mais fidedignas.

Faça anotações detalhadas e mantenha registradas as fontes de suas citações. Escreva suas referências no formato apropriado para não ter de voltar e procurá-las novamente.

Jamais ignore fatos e afirmações que pareçam discordar de sua ideia/tese original. Um bom ensaísta a) inclui a evidência contrária e mostra o porquê de ela não ser válida ou b) altera o próprio ponto de vista de acordo com a evidência.

3

Analise alguns bons ensaios. Em sua pesquisa, você provavelmente se deparará com alguns argumentos muitíssimo bem-escritos (e outros nem tanto assim) sobre seu assunto. Analise-os para descobrir porque eles funcionam.

Que afirmações o autor faz?

Por que eles parecem bons? É a lógica, as fontes, o estilo, a estrutura? É algo diferente?

Quais evidências o autor apresenta?

Por que essas evidências parecem críveis? Como o autor apresenta fatos, e qual a abordagem dele ao contar uma história com fatos?

A lógica é palpável ou falha, e por quê?

Por que a lógica é palpável? O autor reforça suas informações com exemplos simples de se seguir?

4

Reflita sobre suas próprias ideias. Claro, você pode usar argumentos alheios para reforçar suas intenções. Porém, é preciso demonstrar ideias originais no texto para torná-lo unicamente seu.

Faça listas de ideias. Você também pode tentar criar um mapa mental.

Gaste algum tempo. Caminhe pela vizinhança ou por um parque e pense sobre seu assunto. Esteja preparado para o surgimento de ideias em momentos inesperados.

5

Crie uma declaração de tese.

Observe as ideias que gerou. Escolha uma ou três das ideias mais fortes que dão base ao assunto. Você deve reforçar tais ideias com evidências encontradas em pesquisa.

Desenvolva uma declaração de tese que sumarize as ideias que planeja apresentar. Essencialmente, faça com que o leitor descubra para onde você está indo e o porquê disso.

Um declaração de tese deve focar estritamente no assunto e no que você planeja apresentar. Por exemplo, ”Apesar de a descaroçadora de algodão de Eli Whitney ter conduzido a América a uma nova era de prosperidade, ela também provocou um aumento no sofrimento de escravos Afro-Americanos, que seriam cada vez mais solicitados e sofreriam mais do que nunca.”

Uma declaração de tese não deve conter perguntas, pronomes de primeira pessoa (“eu”), fugidas do assunto e nem podem ser combativas.

6

Planeje o ensaio. Faça um delineamento com a reunião daquilo que antes foi refletido. Escreva parágrafos para suas ideias principais. Produza pontos principais e utilize evidências para defendê-los. Geralmente, você quer três argumentos/evidências para apoiarem cada ideia principal.

Ponto principal: ”A descaroçadora de algodão de Eli Whitney tornou a vida dos escravos Afro-Americanos mais difícil.”

Ex.: “Muitos escravos nortenhos corriam o risco de serem sequestrados e trazidos para o sul para trabalharem nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com