TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinar Educar E Instruir

Ensaios: Ensinar Educar E Instruir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 9

Unidade Universitária de Morrinhos

Coordenação do Curso de Matemática

TEORIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO

ENSINAR, EDUCAR E INSTRUIR: Três nomes para designar o mesmo

Ensinar: Instruir sobre: ensinar matemática. Doutrinar: ensinar crianças. Educar. Mostrar, apontar: ensinar o caminho. Escarmentar, castigar: ensinar um atrevido.

Educar: Desenvolver as faculdades físicas, morais e intelectuais de. Instruir. Domesticar, adestrar. Aclimar

Instruir: Ensinar, lecionar, transmitir conhecimentos a. Adestrar: instruir recrutas. Informar: instruir alguém do que se passa. Documentar: papéis que instruem uma petição. Instruir uma causa, colocá-la em estado de ser julgada.

In Dicionário Prático Ilustrado, Lello & Irmão Editores, 1977

Poder-se-á dizer que aquele que está a fornecer, a transmitir um qualquer tipo de conteúdos a outrem (conteúdos que poderão ser bastante variados, desde competências e destrezas físicas a conhecimentos teoréticos ou regras de comportamento social) está a ensinar? Então, para que servirão as palavras educar e instruir? Ora bem, em minha opinião existe uma grande confusão entre estas três palavras, tal como atesta a definição das mesmas que eu retirei de um dicionário. Neste é usado, para definir a palavra ensinar, a palavra instruir; para definir a palavra instruir, é usada a palavra ensinar. E para definir educar, é usada mais uma vez a palavra instruir. Em que é que ficamos afinal? Poderemos então dizer que sempre que estamos a transmitir uma informação, qualquer que seja o conteúdo da mesma, estamos a instruir? Ou pelo contrário, estaremos a ensinar? Se calhar, vendo bem, devemos estar é a educar. Ora bem, vamos lá pôr os pontos nos is: nem todas as ações que consistem em transmitir um conteúdo (seja ele um conteúdo teórico, um comportamento social ou uma destreza corporal) serão por certo ensino, tal como não serão todas instrução, e muito menos educação. Portanto, considero deveras importante que se tente clarificar, e de uma vez por todas, os diferentes sentidos destas três palavras.

E antes de começar a discutir este tema mais profundamente, proponho um pequeno exercício: vou aqui colocar umas quantas afirmações, ligadas com as três atividades acima descritas, e o leitor coloque-as na categoria que considerar mais apropriada (atenção, vou colocar a palavra ensino em todas as atividades, tal como provavelmente o leitor o faria no quotidiano, mas de certo nem todas as atividades mencionadas serão ensino!). No final de ler este pequeno ensaio, veja se ainda concorda com a distribuição que fez anteriormente. Talvez se aperceba melhor da confusão que existe entre estas três atividades...

Considere então as seguintes atividades: Ensinar Educar Instruir

1) Quem "ensina" alguém a conduzir um automóvel está a...

2) Quem "ensina" alguém a contar está a...

3) Quem "ensina" alguém a dançar está a...

4) Quem "ensina" que não se deve jogar papel no chão está a...

5) Quem "ensina" que não se deve falar com a boca cheia está a...

6) Quem "ensina" uma arte marcial está a...

7) Quem "ensina" como se pinta a óleo está a...

8) Quem "ensina" que não se deve faltar ao respeito com os mais velhos está a...

9) Quem "ensina" que Afonso Henriques foi o primeiro Rei de Portugal está a...

10) Quem "ensina" como se aperta um atacador está a...

Já acabou? Muito bem. Quase aposto que sei o resultado deste seu exercício mental (ou não é verdade que encontrou algumas dificuldades em encontrar atividades que fossem instruir?). Ora bem, comecemos então pela palavra ensinar. O que poderemos nós considerar por ensinar? Bem, quando se fala em ensinar, vem-nos logo à cabeça a escola, o professor a ensinar aos alunos como se lê, a ensinar a fazer contas, a ensinar que Afonso Henriques foi o fundador de Portugal, e por aí fora. Ora bem, e o que é que se aprende na escola? Em princípio serão os conteúdos programáticos, os saberes temáticos e teoréticos, dos quais constam a Matemática, a Língua Portuguesa, a História, e por aí fora. Assim sendo, quais serão as principais figuras desta interação? O aluno e o professor, decerto. Quando afirmo aluno e professor, não quero que se fique com a sensação que o ensino apenas se dá entre aluno e professor. Um pai pode muito bem ensinar ao seu filho de cinco ou seis anos como se fazem contas de somar, e isso não o intitula com o grau de professor. Mas o que gostaria de salientar aqui é que o que se ensina são saberes teoréticos, e é isso que distingue o ensinar das outras atividades acima mencionadas, o educar e o instruir. Assim sendo, o local privilegiado onde se dá este ensino será a escola.

E o que quererá dizer a palavra educar? Mais uma vez, quando pensamos nesta palavra, uma outra figura vem-nos à cabeça. E essa figura não será muito diferente da que eu imaginei: um pai a dar um raspanete no filho, por este se ter portado mal. Assim sendo, quais serão os conteúdos da educação? Por certo serão os valores, regras de conduta, normas, atitudes, costumes e comportamentos sociais. E quem serão as figuras de tal processo? Por um lado, quem está a aprender, o educado. Por outro, quem educa. Esta atividade não decorre num lugar tão restrito como aquele inerente ao ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com