TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Por:   •  30/12/2017  •  Seminário  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

Thiago alve da silva

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Celina luana pereira araújo

letyvan moreira soares

marcus vinicius oliveira

thais alves da silva

produção textual EM GRUPO

[pic 3]

Montes Claros

2013

Celina luana pereira araújo

letyvan moreira soares

marcus vinicius oliveira

thais alves da silva

produção textual EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Decisões de Produtos e Comunicação

Logística e Canais de Distribuição.

Formação de Preços em MKT.

Metodologia Científica  

Professores:
GisleineFregoneze

Marcos Marques

Ivan de Campos

Joenice Leandro Diniz

Reinaldo Benedito Nishikawa

Montes Claros

2013

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as decisões e ações adotadas á prática de uma empresa, neste caso, a “Ciclo Dias”.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com a entrevista do atual gerente da “Ciclo Dias”,Cleber, que deu informações sobre as Decisões de Produto e Comunicação, Logística e Canais de Distribuição e a Formação de Preços em Marketing da empresa.

  1. DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO DESAFIO: DECISÃO DE PRODUTOS E COMUNICAÇÃO

  1. Sua equipe deverá levantar quais são os produtos em linha da empresa, se são de fabricação própria ou apenas revenda? Fazer esse levantamento mostrando historicamente se houve mudanças nessa linha de produtos(produtos novos, ou retirados de linha), mudanças de rótulo, embalagem ou no próprio produto)

                 Os produtos da empresa são: eletrodomésticos, móveis e bicicletas em geral, e são apenas revenda.                                                                      

                        Em 1993,Joaquim Neres Xavier Dias, se desligava da empresa Martins Atacadista, com o intuito de abrir seu próprio negócio. Dias após, foi inaugurada uma loja de bicicletas em Salinas e assim nasceu a “Ciclo Dias”. Com visão de mercado, Joaquim, o popular Kinca da Ciclo Dias, 06 meses após a inauguração da loja, ampliou o seu negócio e passou a comercializar eletrodomésticos e em seguida parabólicas e móveis. Com uma filosofia focada na renovação constante de seu mix de produtos e em rigorosos critérios de qualidade, a empresa vem expandindo sua atuação no mercado.

  1. Considerando a empresa escolhida, como são ou foram tomadas as decisões relacionadas quais os produtos iriam fazer parte do portfólio de produtos da empresa? E como foram realizados os processos de decisão de produtos (marca, embalagem, rótulo, etc)

Historicamente, as mudanças com relação ao portfólio de produtos ocorreram á medida que a empresa ampliava sua visão de mercado e devido a demanda de certos produtos. Também são feitas pesquisas para encontrar as marcas de maior giro no mercado e maior aceitação dos consumidores.

  1. Como a empresa trata cada um dos 4P’s: produto, preço, praça e promoção?
  1. No produto, é fabricação própria ou eles são adquiridos de outras empresas? Explicar como é esse processo e quais são os produtos.

Os produtos são adquiridos de outras empresas. São móveis, eletrodomésticos, etc.

  1. No preço, qual o método adotado pela empresa? Pela concorrência, pelos custos, pelo valor agregado? Ou outro método?

A empresa se baseia nos custos.

  1. Na praça, trabalha com lojas próprias, terceirizados, franquias? E como entrega seus produtos: entregadores próprios, via correio, terceirizados...

A Ciclo Dias trabalha com lojas próprias, tem sua própria logomarca, porém em algumas cidades paga aluguel do imóvel. E os entregadores são próprios.

  1. E na promoção, qual o investimento médio de uma campanha (mídia, propaganda, publicidade, panfletos, informativos, outros). As vendas refletem aumento no período das promoções? Quanto?

Usam mídia, carro de som, planfletos. Chegam a investir em média de 3 a 5 mil reais em campanhas .E no período das promoções há sim um aumento nas vendas em torno de 20%.

  1. Como a empresa trata o Marketing Interno ou Endomarketing? Há ações específicas com esses nomes ou a empresa até faz essas ações, mesmo sem chamar dessa forma?

A empresa faz essas ações mesmo sem chamar dessa forma. Os colaboradores(funcionários) que atingirem a meta estabelecida para o mês ganham uma comissão.

SEGUNDO DESAFIO: LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

  1. Sua equipe deverá analisar como funcionam as rotinas de compras de mercadorias e matérias-primas, bem como a gestão dos estoques, relatando se existem sistemas de apoio, como funcionam e qual o processo logístico envolvido?

                          Existe um  setor de profissionais que trabalha apenas para negociações relativas a compras, buscando as melhores ofertas e menores preços, e que são feitas conforme necessidade da empresa. O estoque é controlado por um sistema informatizado onde permite visualizar a quantidade de materiais.

  1. Considerando a empresa escolhida, apontem como funciona o processo de distribuição dos produtos, se estes são revendidos, se a venda é direta, se existe a utilização de transportadoras, quais as localidades atendidas e os principais problemas enfrentados na distribuição até o ponto de vendas?

São revendidos, a entrega é própria através de caminhões. Atende regiões vizinhas a Grão Mogol, como Vila Sítio, Adão Colares,Sapé, Alegre, Boa Vista, dentre outras. O principal problema enfrentado consiste na estrutura das estradas, o que acarreta demora na entrega das mercadorias.

  1. Considerando a empresa escolhida, analisem como esta utiliza ferramentas de marketing de relacionamento para aplicação de melhorias no processo de distribuição e no planejamento da logística de entrega de valor aos clientes.

A Ciclo Dias oferece qualificação para os seus funcionários para que eles possam atender de forma adequada os clientes e darem informações precisas sobre determinado produto. Tem entrega própria e qualificada e trabalha com produtos com garantia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com