TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ensino da matemática por meio das tecnologias

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

MATEMÁTICA

LIONEIDE ABADE DE OLIVEIRA

O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS

[pic 3]

Vitória da Conquista

2015


LIONEIDE ABADE DE OLIVEIRA

O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DAS TECNLOGIAS

Trabalho apresentado ao Curso de Matemática da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Tecnóloga da matemática, metodologia da matemática e Álgebra.

Professores: Renata Karoline Fernandes/Debora Cristina Barbosa Kirnev/ Mariele Vilela Bernardes Prad.

                                                         Vitória da Conquista

2015



INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será abordado o ensino aprendizagem de matemática por meio da tecnologia, sendo a educação o principal elemento da construção de uma sociedade informatizada. A tecnologia se tornou grande produtor de informação e a sociedade cada vez mais dependente destes conhecimentos, a fim de tornar um fator fundamental para o desenvolvimento do conhecimento. A escola por sua vez tem o papel de preparar os alunos para interpretar e analisar estas informações recebidas.

        Serão apresentadas algumas características da disciplina de álgebra, em meio às dificuldades que o ensino-aprendizagem vem sendo discutido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A álgebra como conhecimento essencial para aprendizagem dos alunos, sendo ela vista como uma disciplina muito difícil, já que para os discentes associar letras com números não é nada simples. Os PCN’s por sua vez vêm salientar que os educadores devem adotar uma postura nova a respeito do ensino da álgebra, eliminando o ensino mecânico e priorizando a resolução de problemas e como desenvolver ideias de proporcionalidade, buscando sempre se adequar as novas tecnologias.    

           

           

DESENVOLVIMENTO

A educação matemática por meio da álgebra vem sendo repensado pela posição em que os seus ensinos pode contribuir para formação do ser humano, assim como seus conhecimentos é necessário para uma vida social. Os pesquisadores por sua vez, lembram que ela vem perdendo o espaço na educação básica, pois se tratando dela em especial, existem dificuldades relativas ao trabalho com a linguagem algébrica em situações de resoluções de problemas e em cálculos algébricos realizados sem que os alunos compreendam os conceitos associados.

          Algumas dificuldades de aprendizagem do cálculo bem como das operações algébricas, podem ser decorrentes da forma como estes conteúdos são introduzidos, sendo apresentado de forma abstrata e desenvolvido de forma mecânica. Os PCN’s salientam que os educadores devem adotar nas salas de aula, uma prática em que visam conhecer a realidade de cada escola que será trabalhada, trazendo sempre questões do seu dia-a-dia para ser apresentada a álgebra. È preciso que o professor busque uma postura diferente a respeito da prática pedagógica em sala de aula, eliminando o ensino mecânico da matemática priorizando a resolução de problemas como desenvolver ideias de proporcionalidade, equivalência, estimativa e probabilidade entre outros necessários para o desenvolvimento cognitivo do discente.

         De acordo os PCN’s no ensino fundamental 2 em matemática os conteúdos trabalhados com algebra aparecem organizados em números e operações algébricas, espaços e formas, grandezas e medidas e tratamento da informação, de modo que esses conteúdos sejam possíveis interligar a geometria e aritmética numa mesma atividade.

          O ensino da matemática tem passado, ao longo dos anos por muitas mudanças. Mesmo assim, é fato que a aprendizagem em relação a disciplina não se teve muitos avanços, no entanto os PCN’s já estão conseguindo alcançar em parte, seus objetivos, ou seja, busca a reflexão por partes dos docentes sobre a sua pratica pedagógica. Se tratando da álgebra as dificuldades são ainda maiores na aprendizagem dos alunos, o baixo desempenho nas avaliações e os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), por exemplo, os itens referentes à álgebra raramente atinge um índice de 40% de acertos em muitas regiões do país. Os discentes encontram grandes dificuldades quando se deparam com uma matemática em que tem que lidar com números e letras, pois a apresentação da linguagem simbólica na sistematização das propriedades utilizadas na álgebra causa um impacto a aprendizagem.

            Os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN entre tantas propostas apresentadas para a melhoria do ensino de matemática vem destacar a desmotivação dos alunos em sala de aula, onde as metodologias dos professores estão distante da realidade de uma sociedade cada vez mais tecnológica, já que o ensino tradicional não é mais um método atrativo para desenvolvimento cognitivo do discente. A introdução dessas tecnologias não acarreta apenas das atitudes dos alunos, mas principalmente na preparação dos professores que irão utilizar esses recursos. Para que o uso das tecnologias tenha uma função inovadora no ensino da matemática, é preciso que os professores busquem conhecer essas novas tecnologias que serão utilizadas em sala de aula de forma que introduza a execução de atividades que possibilitem técnicas de modelagem, analise e critica de resultados mediados pelas tecnologias, habilidades na resolução de problemas, criando um ambiente favorável para aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com