TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino eficaz

Por:   •  17/1/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Educação Básica

Disciplina: Pedagogia e modelos de educação

Exercícios

1º Objeto de aprendizagem

Discente:

Raquel Morais

Exercício 1

A situação de aprendizagem escolhida foi a correta utilização dos computadores em sala de aula. O objetivo da professora é ensinar e insentivar os alunos a utilizarem o computador de forma adequada, ou seja, utilizando-o de forma pedagógica.

Perante esta situação se os alunos utilizarem de forma acertada e dentro dos parâmetros avaliados a professora retribuírá dando uma recompensa como, por exemplo, uma aula de utilização do computador de forma livre, assim estará a utilizar um reforço positivo, mas se os alunos não utilizarem de forma correta os computadores a professora também poderá utilizar um reforço negativo estimulando aversivamente os alunos com a retirada da utilização do computador de forma livre.

Se os alunos durante a aula utilizarem o computador de forma inadequada a professora proibirá a utilização do computador durante um período determinado de tempo assim estará a utilizar uma punição perante o aluno.

Exercício 2

Perante um exercício de ordenação de formas (cubos de vários tamanhos e cores), a professora dá pistas em relação aos cubos através das cores para que os alunos consigam empilhar pela ordem correta, após este exercício a professora congratula os seus educandos conforme o seu desempenho, e assim estará a ajudar e a incentivar os seus alunos nos seus desempenhos diários.

Exercício 3

Questões colocadas a uma criança de pré-escolar.

  • Pergunta de resposta imediata

Em que dia da semana estamos?

  • Pergunta de ordem superior

Quantos dias faltam para o dia de Natal?

Exercício 4

No início do ano letivo a professora entrega aos seus alunos um organizador prévio, que consiste na planificação das aulas com a informação das aulas práticas e teoricas, assim facilita os seus alunos a organizarem os seus trabalhos e as suas formas de estudo mediante este organizador. Temos um exemplo bastante próximo na faculdade os professores por semestre utilizam um organizador prévio nas suas aulas, o qual nos indica as aulas presenciais e aulas á distância, assim facilita bastante a nossa organização a nível das entregas de trabalhos e tempo de estudo para as provas escritas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com