TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinos disciplinates IV

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos:

              Elvira Maria F. de Andrade Baltieri                                RA 1717800

Gley Maycon Barboza                                                RA 1704417

Marina Ap. Cuconati Torres                                        RA 1720530

POLO

          São Pedro – SP

          2017

Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental, nas séries iniciais escolares, pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro?

Resposta:

Quando falamos das séries iniciais escolares, falamos da base de toda formação escolar da sociedade. É neste período que se inicia a construção do saber individual e coletivo daqueles que, no futuro, estarão passando adiante o que aprenderam, de geração em geração.

Por ser a base da formação, é de suma importância que a educação ambiental esteja presente neste período, considerando que é aí que se adquire instrução que permanecerá por toda a vida. O que aprendemos neste período é o alicerce para toda construção que pretendemos edificar e, como uma boa construção precisa de um bom alicerce, não poderemos construir grandes coisas sobre uma base fraca, ou que esteja faltando conteúdo.

Em outras palavras, a educação ambiental é ingrediente fundamental para se alcançar resultado satisfatório nas gerações futuras, uma vez que estará impresso no fundamento, no caráter do ser humano, a importância de se ter consciência de seus atos em relação ao meio em que vive, e que o meio ambiente não pertence ao homem, mas o homem ao meio ambiente. Portanto, é imprescindível que a educação ambiental seja parte integrante do início das séries escolares, para que faça parte do início da formação e assim, presente para a vida toda, e não só presente, mas com consciência de sua importância para a própria vida do indivíduo e da sociedade.

Para falarmos sobre: inclusão de Educação Ambiental, precisamos antes de tudo compreender o seu sentido primordial que é a conscientização do meio ambiente e seus problemas. Para diagnostica-los faz-se necessário um reconhecimento maior do entorno estudado. Além do mais, os modelos de inclusão ambiental perpassam por vários processos históricos na sociedade brasileira, contudo, a ética ambiental se traduz em normas, leis e desafios, que constituem compromissos a serem cumpridos por todos os cidadãos, aliada com todos os meios que levem a compreensão dos indivíduos os valores éticos e morais.

A Educação Ambiental é um processo pelo qual o educando passa a ter uma nova visão sobre o meio ambiente.

Entende-se que a Educação Ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta Terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso só se fará com uma prática dessa educação onde cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental.

Devem ser considerados vários aspectos educacionais na implementação da Educação Ambiental na Educação Escolar, trabalhando valores como cooperação, igualdade de direitos, autonomia, democracia e participação. Desse modo o aluno se disponibiliza a aprender com o próprio ambiente escolar, mediado pelo professor que deve relacionar o conteúdo ministrado às questões do cotidiano do aluno, aplicando os conceitos científicos necessários a fim de despertar nos alunos a consciência de preservação e de cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com