TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enviar Vidas

Pesquisas Acadêmicas: Enviar Vidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

home care evita o desenvolvimento de infecções hospitalares, e o ambiente domiciliar propicia uma melhor recuperação do paciente, pois muitas vezes o ambiente hospitalar e o distanciamento dos familiares geram lentidão na recuperação dos pacientes.

Neste contexto, você, enfermeiro(a), está inserido(a) em uma empresa de home care. Um cliente solicitou os serviços da empresa para os cuidados de um paciente idoso que recebeu alta hospitalar, mas ainda necessita de cuidados. Sua missão é contribuir para que esse paciente se recupere e mantenha seu estado clínico adequado para melhorar sua qualidade de vida. Para isso, você deve:

1. Avaliar as doenças que esse paciente tem e verificar suas dificuldades.

2. Avaliar a alimentação atual do paciente e fornecer orientações de alimentação adequada considerando as patologias que possui.

Nesta atividade, você deve aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Nutrição Aplicada à Enfermagem (Tema 5) sobre dietoterapia aplicada a diferentes patologias, como diabetes (DM), hipertensão arterial sistêmica (HAS), dislipidemias e infarto agudo do miocárdio (IAM). A nutrição pode contribuir muito para a melhoria do estado nutricional de pacientes em home care, fazendo que eles respondam melhor à terapia medicamentosa e melhorem sua qualidade de vida, principalmente em relação às doenças crônicas.

Para tanto, você deverá elaborar uma orientação nutricional de um paciente em home care, levando em consideração suas doenças e fundamentando-se nos passos que serão apresentados a seguir!

Passo 1:

Seu cliente tem as seguintes características:

F. N. M., homem, 80 anos, peso atual: 95 kg, altura: 1,75 m, apresenta diagnóstico de diabetes (DM), hipertensão arterial (HAS) e dislipidemia (hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia) e está em tratamento medicamentoso para essas doenças. Após sofrer um infarto agudo do miocárdio (IAM), realizou um cateterismo e permaneceu internado em tratamento clínico por 10 dias. Em sua internação, estava com a pressão arterial de 18/11 mmHg, glicemia de 350 mg/dl e perfil lipídico de 400 mg/dl de colesterol total e 300 mg/dl de triglicerídeos, por isso foi orientado pela nutricionista o envio de dieta assódica, hipolipídica e com restrição de carboidratos simples, o que ocasionou uma estabilização da glicemia e da pressão arterial. Ele acabou de sair do hospital, mas ainda tem um risco de infecção, pois está com ulcerações diabéticas nos pés que podem evoluir para gangrena e, até mesmo, amputações, caso não tratadas. Ele mora sozinho, pois sua esposa faleceu há 3 anos e os filhos moram fora da cidade. Ele não tinha regularidade de refeições e não exercia, em casa, nenhum tipo de controle da alimentação. Ele não possui nenhuma dificuldade de mastigação e deglutição.

Sua primeira atividade neste Passo 1 é, portanto, apresentar respostas para a seguinte questão:

Ao avaliar o paciente e seu prontuário, podemos perceber que ele tem diabetes e não consegue controlar sua alimentação sozinho. Quais seriam as orientações em relação à alimentação adequada que poderíamos aplicar a esse paciente para o diabetes?

Dica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com