TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epistemologia

Resenha: Epistemologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

Um seguimento utilizado primeiramente pelos filósofos gregos, ao pensarem sistematicamente em conhecimento, Episteme vem do grego, e significa ciência; A principal característica é investigar os pontos de verificação da verdade, Platão foi quem deu início a Epistemologia ou também chamada de Teoria do Conhecimento, suas principais formas são: Dogmatismo, Ceticismo, Subjetivismo e Relativismo. O dogmático frente ao conhecimento, o dogmático não percebe que o conhecimento é essencialmente, uma relação entre sujeito/objeto, ele acredita que os objetos de conhecimento são dados como tal, prontos! E não pela função mediadora que seria no caso, o conhecimento e apenas por ela. Ele em frente ao conhecimento tem a reação completamente contrária à Epistemologia, não questiona, não interpreta nem contextualiza ou acrescenta de si mesmo ao material. Pensamento Subjetivista X Realista em relação à verdade. Para o subjetivismo a verdade existe, mas é limitada em sua validade, cada uma de uma forma, como por exemplo, para o subjetivismo individual, a verdade é limitada de indivíduo para indivíduo, cada um tem seu modo de interpretar as coisas e enxergar a verdade de sua forma.

Já no relativismo, a verdade é restrita, porque tem prazo de validade, a explicação é que a verdade é vinculada dos seus fatores externos, toda verdade é relativa e tem validade restrita.

Antes de tudo, é necessário entender o caráter transitório dos critérios, cuja validade é estabelecida pela comunidade epistemológica a que pertence o pesquisador. Uma evidência empírica aceita como válida por uma comunidade pode não ser por outra. Isso não quer dizer que uma comunidade epistemológica tenha critérios de validade mais rigorosos do que as outras comunidades. Apenas que determinados fatos ou dados apresentados não servem para sustentar aquelas afirmações. Diferentes comunidades epistemológicas fazem diferentes perguntas e afirmações que, portanto, necessitam de diferentes tipos de evidência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com