TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epistemologia Haxiologia

Trabalho Escolar: Epistemologia Haxiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 7

EPISTEMOLOGIA , ANTROPOLOGIA e AXIOLOGIA

EPISTEMOLOGIA

Entendemos que epistemologia estuda e explica o significado do conhecimento, cientificamente e filosoficamente, e que a escola é a mediadora desse conhecimento, e, portanto tem a finalidade de tornar explícitas as teorias pedagógicas e assim superando a posição do senso comum e a consciência crítica. E apenas no Séc. XVII que se tornou uma disciplina independente.

Podemos dizer que a filosofia das ciências ou teoria do conhecimento científico é o conhecimento adquirido e acumulado.

Descartes inicia com o racionalismo e surge com sua filosofia pela teoria do conhecimento na busca de uma verdade absoluta e a dúvida foi seu principal elemento para alcançar suas respostas e são idéias verdadeiras por estarem ligadas a razão e se encontram primeiramente no espírito.

Para os aprioristas só podemos entrar em contato com a realidade através de um critério seguro, visto que não podemos saber se o conhecimento é verdadeiro ou falso. Segundo as tendências contemporâneas, tanto o apriorismo quanto o empirismo são insuficientes para explicar a complexidade do ato cognitivo.Locke e Hume valorizavam a experiência no processo de conhecimento. Locke define duas fontes possíveis para nossas idéias: a sensação e a reflexão.

Augusto Comte, no Séc. XIX segue e amplia o empiritivismo. Comte afirma que o estado positivo é o ponto mais significativo do espírito e contrário a tudo que é incerto. E determina que o conhecimento cientifico se torna superior a qualquer outro tipo de conhecimento como a religião e a filosofia.

O Naturalismo é fundamentado pelo empirismo e pelo positivismo, marcou com a constituição das ciências humanas (final Séc.XIX e inicio XX). Surge na tentativa de emprestar o rigor dos métodos experimentais e matemáticos à analise e dos fenômenos humanos em outras ciências como sociologia, a psicologia e a economia.

Na psicologia destaca-se o behaviorismo que surge através das experiências com reflexo condicionados, desenvolvidas por Pavlov, através de Watson e Skinner desenvolveram sendo uma teoria da aprendizagem: dois estímulos, um deles reforçador (positivo ou aversivo) da resposta.

A fenemologia enfrenta o positivismo, por afirmar que não nos encontramos diante de fatos, de coisas, e nem percebemos o mundo de um modo geral, desprovido de significado e simplesmente afirmam que apenas existe um significado quando nossa consciência reconhece o objeto ou fato. Da fenemologia nascem duas vertentes a interacionista e a construtivista. A interacionista surge como uma teoria que estuda a interação do sujeito e a ação com o objeto. E o contrutivismo estuda a dialética , estendida como a lógica da contradição.

Existe uma ligação intrínseca entre as questões epistemológicas e a práxis educativa em sala de aula, pois na maioria das vezes o professor sabe que o conhecimento que a pessoa recebe de fora de forma passiva. Outras falas revelam características aprioristas, pois consideram que o gosto de conhecer é algo inato.

ANTROPOLOGIA

O termo origina se do grego anthropos(homem) e logos (teoria, ciência), portando significa todas as teorias a respeito do homem. Coloca se em qualquer situação vivida pelo o homem, mesmo que não tenhamos consciência disso, pois todo o nosso comportamento é parte de uma ideia da humanidade que encontra subjacente.

Destaca se a antropologia científica que pode ser física ou cultural e filosófica, estuda a evolução humana, corpo, físico e animal ao longo do tempo, a cultura sobre os mais diferentes aspectos, como relação familiar,estruturas de poder, costumes, tradições e linguagens. Antropologia filosófica investigação do conceito que o ser humano tem por se próprio, suas faculdades, habilidades e ações que orientam sua vida.

A antropologia em geral busca saber como um todo o evolução do homem, seu comportamento, tradição, a essência que caracterizada as coisa, apesar de existir constantes diferenças entre humanos, existira uma essência humana, um modelo a ser atingido por meio da educação.

Alguns filósofos na Grécia antiga teorizavam a educação como um modo de filosofar e não um projeto teórico específico. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomas de Aquino, Rosseau e Immanuel Kant, cada um deles teve uma concepção diferente da antropologia e educação, para trata se de religiosidade visão cristã, razão, responsável pelo o seu próprio aprendizado, racionalidade e assim por diante, mas Immanuel Kant, o principal filósofo do período, define a educação como processo pelo o qual o ser humano realiza sua humanidade, ou seja, “o fim da educação é desenvolver, em cada indivíduo, toda perfeição de que ele é capaz”.

As concepções mais destacadas são: Essencialista ou metafísica fala da essência humana,buscam multiplicidades dos seres, segundo essa concepção, a educação visa formar o indivíduo para a fé e para a vida depois da morte, como característica o enfoque metafísico próprio da filosofia antiga, que acentuava a atitude teórica da analise dos conceitos universais.

Concepção naturalista, começou a surgir com a revolução cientifica do século xvii, atingiu o seu ápice com o cientificismo positivista, também conhecido como século do modelo, uma nova maneira de pensar foi inaugurada com Descartes e Locke, seja na ciência como Galileu e Newton, principais responsáveis pela chamada revolução cientifica, a ciência moderna surgiu como um método rigoroso de conhecer pelo o qual são percebidas as regularidades da natureza que leva a formulação das leis e as possibilidades dos fenômenos. Wind fundou o primeiro laboratório de psicologia e estudou sobre a percepção sensorial, estabelecendo relações entre fenômenos psíquicos da visão e o seu substrato orgânico cerebral.

Foi apresentado também o Behaviorismo, ou psicologia comportamentalista, influencia ate hoje na diversa tendência da educação, na década de 1970 a tendência tecnicista foi fortemente influenciada pelo Behaviorismo.

Concepção Histórica Social:Surgiu por diferentes vertentes, desde Rosseau, seu percussor passando por dialética idealista de Hegel, pelo materialismo dialético de Marx, pela intencionalidade da fenomenologia pela existência concreta o existencialismo ate as atuais teorias progressivas e as construtivistas. Jean-Jacques e Roseau, que exerceu grande influenciam ao revolucionar, desde então, as teorias pedagógicas. Podemos dizer que Rosseau percebeu a uma “revolução copernicana” na educação ao deslocar o centro tradicional do processo, fixado no mestre,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com