TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equivalência de definidade

Seminário: Equivalência de definidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

3.3.1 Devem ser consideradas variáveis como inflação, variação cambial (no caso de investimentos cujos ingressos ou saídas de caixa têm correlação com a variação cambial), renda dos consumidores, custo das fontes de financiamento, preços de produtos concorrentes, preços de matéria-prima, tributação, enfim, variáveis capazes de afetar o mercado que influencia o projeto.

3.3.2 Na análise de cenários o administrador deve quantificar, tanto quanto possível, as variáveis consideradas para fazer simulações com dados hipotéticos das entradas de caixa dos projetos. Informações e dados devem ser obtidos de estimativas (índices de inflação, por exemplo, calculados com projeções derivadas do cenário) baseadas em pressupostos teóricos consistentes.

Quanto mais fidedignos os dados e confiáveis as fontes de informações, mais precisas serão as “leituras de cenários” e as projeções.

3.3.3 Considerando-se, por hipótese, que os projetos “X” e “Y” sejam direcionados a mercados diferentes, a análise de cenários indicará o nível estimado de influência das variáveis em cada projeto.

O projeto que apresentar o desempenho mais afetado negativamente será o de maior risco e, por isso, sujeito à rejeição comparativamente ao outro projeto.

4 Ajuste ao risco

As análises pelo VPL ou pela TIR, como já vimos, não são suficientes para indicar viabilidade econômico-financeira e recomendar a aceitação ou rejeição de um projeto.

Assim, é necessário associar técnicas de análises de investimento a técnicas de ajuste ao risco para dar maior segurança ao processo de análise, ou seja, a análise de risco complementa de forma adequada a avaliação de projetos.

Há duas metodologias ou técnicas de ajuste do VPL ao risco, conhecidas como “Equivalentes à Certeza (ECs)”, que consiste em ajustar riscos as entradas de caixa ao risco, e “Taxa de Desconto Ajustada por Risco (TADR)”, que é o método de ajustar a taxa de desconto ao risco.

4.1 Equivalente à Certeza

O Equivalente à Certeza é um fator de ajuste das entradas de caixa ao risco. É a representação, em forma de porcentagem, de uma entrada de caixa que se aproxima o mais possível da certeza de o investidor receber, em vez de entradas de caixa possíveis previstas inicialmente.

4.1.1 O VPL seria traduzido, após o enunciado no subitem 4.1, da seguinte forma:

VPL = FCt x ect - Investimento, em que:

(1 + Rf)t

FCt = Fluxos de caixa;

Ect = fator equivalente à certeza;

Rf = taxa de retorno livre de risco.

4.1.2 Exemplificando, suponhamos que a análise de cenários indique que o projeto “X” terá perda no fluxo de caixa de 5% em cada ano, cumulativos, a partir do segundo ano.

Para o projeto “Y” a análise de cenários indica índice de perda de 5% em cada ano, cumulativos, a partir do primeiro ano.

4.1.3 Os ajustes seriam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com