TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO 1

ETAPA I

PASSO II

  1. Quais os principais objetivos da ergonomia?

A ergonomia tem como objetivo principal a adequação do trabalho ao homem, o que não acontece habitualmente quando é o homem que tem se adequado ao trabalho que por diversas vezes se faz em situação precária.

A ergonomia tem apresentado efeitos benéficos em todas as áreas de uma organização como, por exemplo, a redução do absenteísmo por LER/DORT ou demais condições psicofisiológicas do indivíduo tendo se apresentado como um processo de melhoria contínua nas organizações.

  1. Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Com o fim da segunda Guerra Mundial e a revolução industrial ocorrida, houve a necessidade de com inúmeros acidentes e lesões pelo despreparo dos profissionais e da organização o despertar para um olhar sobre esses problemas  estudos foram aplicados relacionados a ergonomia e segurança e com o passar dos anos é perceptível a redução de acidentes e doenças ocupacionais o que faz as organizações investirem a cada dia mais em gerenciamento desse processo.  


  1. Como evolui o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A ergonomia ao longo dos anos passou por diversas evoluções e estudos e com o auxilio de novas ferramentas e tecnologias tem se tornado uma ferramenta de grande importância, porém sua mais importante evolução é considerar a anatomia humana como ponto fundamental de qualquer modificação ou seja, sempre pensando na relação homem- máquina.

 

  1. No que consiste a abordagem macroergonômica?

A abordagem macroergonômica tem sido aplicada nas organizações para a melhor adequação do sistema de trabalho contendo transformações de materiais , processamento de informações.

  1. Apresente pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

°  Escritórios

Cadeiras com regulagem e braços que podem proporcionar ao trabalhador a adoção de uma posição correta.

°  Linha de Produção

Bancadas com regulagem que permite a cada trabalhador organizar seu posto de trabalho conforme suas características antropométricas.

°  Telemarketing

Uso das pausas possibilitam ao trabalhador um afastamento ainda que de curto período da sua atividade durante o turno de trabalho o que possibilita um descanso do canal auditivo e das cordas vocais e uma minimização do estresse.


PASSO III e IV

Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos e colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre Ergonomia. Analisar, com base nas respostas das questões do passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.

  1. Neuza Lopes Veríssimo (Avó da Aluna Lidiane)

Ao ser questionada sobre o item Ergonomia não demonstro nenhum conhecimento, ao analisar de acordo com a história de evolução da Ergonomia podemos perceber se relacionarmos a idade do entrevistado com o histórico da Ergonomia que a época que a entrevistada trabalhou em empresas não havia nenhuma aplicação da Ergonomia.

  1. José Laércio Fanger (Pai da Aluna Lidiane)

Ao ser questionado sobre o item Ergonomia não demonstro nenhum conhecimento, ao analisar o ambiente de trabalho do entrevistado podemos perceber que por ser uma empresa familiar a Ergonomia não foi aplicada em nenhum dos postos de trabalho , portanto o entrevistado nem soube dizer o que é Ergonomia.

  1. Marineusa Aparecida Verissimo (Mãe da Aluna Lidiane)

Ao ser questionado sobre o item Ergonomia demonstrou um conhecimento básico na relação com ao passo 2 e através dos questionamentos podemos avaliar que a entrevistada demonstrou esse conhecimento por ter trabalhado em uma empresa multinacional em expansão no Brasil que já veio com o conceito de aplicação da Ergonomia por esse conceito já ser difundido na Alemanha país de origem

  1. José Leandro Fanger (Irmão da Aluna Lidiane)

Ao ser questionado sobre o item Ergonomia demonstrou um bom conhecimento sobre o assunto, pois trabalha em uma empresa que adota condições ergonômicas aos trabalhadores, focando no mobiliário e ginástica laboral. Como o entrevistado tem apenas 23 anos podemos notar de forma clara o grande avanço da Ergonomia nas empresas nos dias atuais.

  1. Viviane Aparecida fanger (Irmã da Aluna Lidiane)

Ao ser questionado sobre o item Ergonomia disse já ter ouvido falar do nome mais não tem conhecimento nenhum sobre o assunto ao ser avaliado seu local de trabalho , podemos perceber que se trata de uma escola publica onde a Ergonomia não é aplicada por ter mobiliário danificado e inadequado. Ao relacionar com a evolução da Ergonomia podemos perceber que ainda em órgãos de âmbito governamental a Ergonomia não é aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com