TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia

Por:   •  18/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

“Apesar de o conceito da ergonomia vir ganhando cada vez mais espaço junto às empresas de todo mundo, seria correto afirmar que no Brasil as empresas ainda não se mostram totalmente comprometidas com esta prática?"

                                                                                                

        

Jean Jorge

Luan Motta

Mayara Crivano

Mirena Ribeiro

Pâmela Moreira

Viviane da Silva

Rio de Janeiro, nov.2011.


Jean Jorge - 2011280297

Luan Motta - 2011220244

Mayara Crivano - 2011221202

Mirena Ribeiro - 2011280151

Pâmela Moreira - 2011200307

Viviane da Silva - 2011200507

Alunos do Curso de Ciências Contábeis da UCB

“Apesar de o conceito da ergonomia vir ganhando cada vez mais espaço junto às empresas de todo mundo, seria correto afirmar que no Brasil as empresas ainda não se mostram totalmente comprometidas com esta prática?"

Este trabalho foi realizado em atendimento às exigências da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e Profissional da Escola Superior, ministrada pela professora Tânia Gama para avaliação A2.      

Rio de Janeiro, nov.2011.


Sumário

  1. Introdução..........................................................................................

03

  1. . Definição do Problema..............................................................

04

  1. . Hipótese.....................................................................................

04

  1. . Objetivos....................................................................................

04

  1. Objetivo Geral...................................................................

04

  1. Objetivos Específicos........................................................

04

  1. . Justificativa.................................................................................

05

  1. . Metodologia................................................................................

05

  1. Referencial Teórico............................................................................

06

  1. Resultados.........................................................................................

07

  1. Conclusão..........................................................................................

08

Referências........................................................................................

09


1. Introdução

A Ergonomia estuda vários aspectos da relação da pessoa com as condições de trabalho, desde a sua postura e movimentos corporais (sentados, em pé, estáticos e dinâmicos, em esforço ou não), aos fatores ambientais (os ruídos, vibrações, iluminação, clima e agentes químicos), aos equipamentos, sistemas de controlo, cargos e tarefas desempenhadas. Se todos estes fatores forem conjugados adequadamente, proporcionarão ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes, quer nos locais de trabalho, quer nos espaços destinados à nossa vida quotidiana.A Ergonomia pode ser conceituada de diferentes modos, mas com o mesmo objetivo e visão. Como poderemos ver a partir do ponto de vista de Grandjean, E, Murrel, K.F e Wisner em relação à ergonomia, e as possíveis prevenções das doenças causas pelo uso inadequado dos instrumentos e para se ter uma maior comodidade e conforto ao se usar corretamente os mesmos.


1.1. Definição do Problema

Hoje as organizações têm implementado, cada vez mais, atos ergonômicos de modo a melhorar e prevenir a saúde física e mental dos funcionários.  Assim ocasionando também uma maior produtividade das tarefas executadas. Mas porque a ergonomia é tão importante assim? Como os autores a vêem e a conceituam?

1.2. Hipótese

A Ergonomia objetiva a melhor adequação ou adaptação possível dos objetos (produtos em geral, ambientes em geral, produtos gráficos, vestuários e complementos). Prevenindo possíveis Lesões por Esforços Repetitivos (LEAR), acidentes trabalhistas e aumentando a produtividade do trabalhador.

1.3. Objetivos

1.3.1. Objetivo Geral

O objetivo desejado no processo de produção de conhecimentos é o de informar sobre a relação do homem e seu ambiente de trabalho. Visando maior conforto, praticidade e prevenindo possíveis lesões e/ou acidentes nas atividades desenvolvidas.

1.3.2. Objetivos Específicos

Em ergonomia o objeto sobre o qual se pretende produzir conhecimentos, deve ser construído por um processo de decomposição/ recomposição da atividade complexa do trabalho, que é analisada e que deve ser transformada.O objetivo é transmitir informações sobre as melhorias da ergonomia nas atividades executadas.


1.4. Justificativa

O termo Ergonomia, deriva do grego, ' "ERGON", que significa Trabalho e "NOMOS" que significa Leis ou Regras, atribuindo-se a sua denominação a MURREL, um Engenheiro inglês, no ano de 1949. De fato, a Ergonomia procura aperfeiçoar as condições de trabalho, segundo critérios de eficiência, conforto e segurança.

Em se tratando da visão científica, Ergonomia é uma ciência multidisciplinar que envolve aspectos ligados à anatomia, fisiologia, biomecânica, antropometria, psicologia, engenharia, desenho industrial, informática e administração de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurança e eficiência em qualquer atividade. Estrutura-se a partir dos conhecimentos científicos sobre o ser humano, isso é, sobre suas características psicofisiológicas, para a partir deles, conceber equipamentos ou modifica-los e não o contrário, isso é, aplicar o conhecimento em máquinas para depois procurar a pessoa certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com