TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Curículo E Cultura

Artigos Científicos: Escola Curículo E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Que contribuições o currículo tem para contribuir para a solução de, pelo menos, uma das pontas do problema? (no máximo, uma página).

Falando especificamente da baixa posição do Brasil no Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), o currículo tem papel fundamental na resolução desse problema. Além da dificuldade inerente à própria disciplina, citada no texto, e até por causa dela, percebemos um grande desinteresse por boa parte dos estudantes. Faz-se necessário uma resignificação dos conteúdos e uma abordagem que priorize situações contextualizadas, que de fato possam ser vivenciadas. O ensino de matemática tornou-se muito distante da realidade. Pouco se sabe acerca dos motivos pelos quais se estuda determinado conteúdo, e, muitas vezes, acaba-se por rotular como perda de tempo.

Além disso, é necessário que haja ligação entre o que é estudado em todas as disciplinas. A interdisciplinaridade reforçará a necessária significação. É preciso estruturar os conteúdos de modo a evidenciar um pensamento “complexo”, em sua acepção de “tecido junto”.

Cabe considerar, ainda, as experiências trazidas pelos alunos. Dentro de cada realidade o que é mais ou menos importante vai variar e o que será trabalhado deve estar enlaçado às reais necessidades de determinado contexto. Se o currículo deve compreender o que se pretende alcançar com o ensino de determinado assunto, pouco proveito teria trazê-lo isolado da realidade concreta.

A elaboração conjunta, numa prática de gestão participativa, abrindo-se um espaço de escuta e consideração aos estudantes, contribuirá para o alcance de tudo que foi elencado. Deve-se intentar conectar o que é estudado com o que se pretende alcançar no contexto social e nada melhor do que ouvir todos os envolvidos para que isso seja alcançado. Desta forma, penso que podemos, pelo menos, minimizar o supracitado problema, buscando tornar a aprendizagem, de fato, significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com