TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola E Sociedade

Monografias: Escola E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

HISTÓRICO DOS JOGOS

O jogo e o brinquedo podem ser vistos como elementos de transmissão da cultura, religião, trabalho, mitos e ritos. Autores como Huizinga (1950), consideram os jogos como fonte principal da cultura e que eles podem ser mais antigos que o trabalho. Entre os primitivos por meio da dança, caça, pesca. Tinha função educadora e representava a sobrevivência. Vários jogos e brinquedos têm algumas dessas origens: O tambor, usado pelos primitivos, tem função religiosa e mágica, assim como o pião, que era um dado giratório de adivinhação, o papagaio que veio do oriente e representava a alma, a boneca foi objeto de adoração e representação.

Estudando-se historicamente alguns jogos atuais, vemos que remontam às antigas cerimônias religiosas, onde os mitos eram dramatizados por meio de jogos de bola. Estudando-se as brincadeiras e jogos infantis percebe-se, em muitos deles, a evolução da espécie humana representada. Eles podem variar conforme a cultura e o meio ambiente em que são reproduzidos, mas quase sempre possuem uma estrutura básica que os identifica. Modificam-se de acordo com a época (evolução intelectual e social), perdendo seus primeiros significados e funções, mas conservam o aspecto lúdico e representativo da cultura.

OS JOGOS E O BRINQUEDO NA ATUALIDADE

A vida cotidiana, principalmente a das grandes cidades, é sobrecarregada com o excesso de responsabilidades impostas pela sociedade às pessoas, que cada vez mais se impõem necessidades: objetos, informação, formação profissional, manter a saúde e a boa forma etc. Dentro dessa realidade, a família passa a cultivar uma idéia falsa de mundo, onde o prazer não está no brincar, no construir, na invenção de novas funções para objetos e situações, no participar ativamente da fantasia para que possa mais adiante, vivenciar a realidade de forma sadia.

Os brinquedos atuais variam entre os jogos eletrônicos, que retratam os desajustes em que vivemos: guerras, mortes, combates e os sofisticados que representam cada vez mais o real, passando para os de computadores em rede e caçam níqueis utilizados pelos jovens, adultos, deixando assim, poucas alternativas para a fantasia, a interação social, a elaboração mental, cognitiva, emocional e espiritual, que servem de estímulos para a capacidade inventiva, criativa e oferecem novas chances de estruturação pessoal (intelectiva, emocional e espiritual) e social.

BRINQUEDO É INSTRUMENTO PARA...

a) Desenvolvimento e Aprendizagem

O brinquedo proporciona o aprender-fazendo e para ser mais bem aproveitado é conveniente que proporcione atividades dinâmicas e desafiadoras, que exijam participação ativa da criança.

b) Inteligência e Concentração da Atenção

O brinquedo estimula a inteligência porque faz com que a criança solte sua imaginação e desenvolva sua criatividade. Como conseqüência da realização de uma atividade agradável, e que provocou concentração, a criança fica mais calma.

c) Desenvolvimento da Linguagem

Oportunidade para nutrir a linguagem da criança. O entusiasmo da brincadeira faz com que a linguagem verbal se torne mais fluente e haja maior interesse pelo conhecimento de novas palavras.

d) Desenvolvimento da Sociabilidade

As relações cognitivas e afetivas, conseqüentes da interação lúdica, propiciam amadurecimento emocional e vão, pouco a pouco, construindo a sociabilidade infantil. No jogo, a lei não deriva do poder ou da autoridade, mas das regras, portanto, do jogo em si. Conhecidas as normas, todos têm as mesmas oportunidades, e participando do jogo, a criança aprende a aceitar regras, pois o desafio está, justamente, em saber respeitá-las.

JOGO E O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Como foi abordado no início, o lúdico e o brinquedo fazem parte da vida do ser desde o seu nascimento e o acompanham até na velhice, mas eles estão presentes de forma mais intensa, nas primeiras fases da vida infantil, contribuindo plenamente para o desenvolvimento das áreas bio-psico-espiritual-social. Passaremos a descrever as fases do desenvolvimento psicogenético da criança segundo Piaget.

a) Fase sensório-motora (0–2 anos aproximadamente) ¨ desenvolvimento dos sentidos, dos movimentos, músculos, percepção e cérebro; ¨ ouvindo, olhando, apalpando, pegando, mexendo em tudo, levando os objetos à boca se diverte, conquista novas experiências e desenvolve suas estruturas cognitivas, mentais e emocionais; ¨ Executa movimentos com o corpo, encolhe e estica os membros, explora cada parte; ¨ Necessita do adulto para a intermediação do conhecimento e social; ¨ Os objetos têm função exploratória;¨ Contribuem a leitura de histórias, conversas, brincadeiras, correr, permitir a sua fala, etc.; ¨ Quanto mais estímulo, mais se desenvolve: organiza, percebe, cria novas alternativas, abstrai os atributos dos objetos, cores, funções, etc.

b) Fase Simbólica Global (2–4 anos aproximadamente) ¨ Movimentos físicos intencionais, movimentos motores mais específicos, utilizando-se principalmente das mãos: adora rasgar, amassar, encaixar objetos intencionalmente, montar e desmontar dando aos brinquedos uma intenção inteligente, brincadeiras que necessitem de movimentos corporais; ¨ Brinca de casinha, de imitação, dança, corre, pula, desce e sobe em lugares altos utilizando-se de suportes, expressa o que viu e internalizou do mundo; ¨ Inicialmente a brincadeira é diversão, prazer, exploratória, transforma-se em recursos de reelaborarão criativa; ¨ Adora ouvir histórias, contar suas histórias, brincar de esconde-esconde; ¨ As brincadeiras mais simples são realizadas com o maior dos interesses; ¨ Quanto mais informações, mais registros cerebrais; ¨ Fase do egocentrismo gosta de estar junto do outro, mas não repartem o que é seu, não coordenam seus esforços para o outro; ¨ Brinquedos socializados e jogos de regras não funcionam.

c) Fase Intuitiva (4–6/7 anos aproximadamente) ¨ Exercícios psicomotores; ¨ Jogos passam a ter seriedade – tem sentido funcional e utilitário; ¨ O corpo em movimento: correr, pular, saltar, arremessar, nadar, dançar, etc.; ¨ Rabiscar, pintar, amassar, modular; ¨ Tudo quer saber e imitar – fase dos porquês; ¨ Por meio da linguagem começa a reconstruir a ação, a evocar e representar o mundo; ¨ Brinca em grupo, sem observar regras, quer sempre ganhar e muda as regras para isso; ¨ Gosta de brinquedos com os quais possa operar modificar, inventar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com