TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Municipal Menelick

Por:   •  3/6/2021  •  Resenha  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 7

AD1 -  EDUCAÇÃO ESPECIAL

1) Nome e localidade da escola visitada:

         Escola Municipal Menelick de Carvalho 

        Av. Francisco Álvares de Assis, nº 185 – Bairro: Retiro – Juiz de Fora /MG

        Email: emmcarvalho@pjf.mg.gov.br

        

2) Caracterização da natureza da mesma:

        Escola pública municipal sediada na cidade de Juiz de Fora.

3) Qual entidade mantenedora?

        Prefeitura de Juiz de Fora.

4) Natureza dos profissionais: vinculação própria, cedidos, voluntários?

        O quadro de profissionais da E. M. Menelick de Carvalho é composto por docentes efetivos e contratados com nível de formação superior.

5) Quais as categorias profissionais existentes na escola?

        Docentes, Coordenação Pedagógica, Secretária, Auxiliar de Serviços Gerais e Direção são as categorias presentes na escola.

6) Como é desenvolvida a capacitação destes profissionais?

        A Secretaria de Educação de Juiz de Fora por meio do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação, dispõe anualmente uma programação de cursos, seminários, palestras para formação de seus profissionais. Os cursos oferecidos são  divididos por eixos temáticos, como Práticas Integradoras, Tecnologias Digitais e Educação, Diversidade e Relações Étnico-Raciais. Os encontros são realizados semanalmente, com carga horária que varia de 40 a 80 horas. Há cursos específicos para capacitação na Educação Especial, Curso AEE- Atendimento Educacional Especializado é um deles; Curso de Libras; Curso Educar na Diversidade I que tem como objetivo: “refletir e possibilitar aos profissionais a construção de práticas educativas que contemplem a diversidade presente na sala de aula com foco na deficiência auditiva, intelectual, visual, paralisia cerebral e TGD” dentre outros.

        A professora do AEE da EM Menelick de Carvalho realiza a formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação, além dos dois encontros mensais, um de estudo de casos e outro para discussão de recursos que melhor atendam as especificidades do aluno.  

7) Qual o perfil profissional da direção administrativa e técnica?

        Na prefeitura de Juiz de Fora, a formação exigida no cargo de Diretor Escolar é  ter formação de nível superior em qualquer área, formação em Pedagogia não é necessariamente exigido. Já para os que atuam na secretaria da escola o nível exigido é apenas o Ensino Médio Técnico - Curso de Magistério ou Técnico em Contabilidade. Para o cargo de Coordenador Pedagógico exige-se a formação superior.

        

8) A escola realiza intercâmbio com outras instituições?

        Sim. A  professora do AEE desenvolve um trabalho de interface com os profissionais da área da saúde responsáveis pelo atendimento aos alunos público-alvo da educação especial.

9) Que alunos com necessidades especiais participam desta escola?

        Os alunos com necessidades especiais que estudam na escola, apresentam os seguintes laudos:

Deficiência Auditiva – aluna cursa o 4º ano do Ensino Fundamental;

Deficiência Visual – aluno do 4º ano do Ensino Fundamental;

Deficiência Física – aluna do 8º ano do Ensino Fundamental;

Deficiência Intelectual – aluno do 9º ano do Ensino Fundamental

Mantinha também até o final do ano passado, dois alunos que eram diagnosticados como Autista e TGD,  mas estes foram transferidos.

10) Qual a faixa etária atendida?

        A escola atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II (Anos Finais).

11) Qual a classe econômica destas famílias?

        A  escola por está localizada no bairro de periferia da cidade, atende  uma comunidade de baixa renda e grande parte de seus alunos recebem o Bolsa Família.

12) Como é o processo de recepção dos alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais?

        A receptividade destes alunos é bem aceita pelo grupo escolar, uma vez que nas turmas em que há alunos com necessidades especiais são disponibilizados dois professores que compartilham a docência, um regente e ou chamado de bidocente.  

13) Como é desenvolvido o atendimento educacional especializado? Através de salas de recursos, professor itinerante, classes especiais?

        

        A professora de AEE realiza seus atendimentos em uma sala de recursos multifuncionais. Trabalha juntamente com os demais professores responsáveis pela escolarização para articular as adaptações necessárias para minimizar as barreiras que impedem a pela participação na execução das atividades propostas.

14) Os alunos frequentam também classe comum além dos atendimentos especializados? Onde? Nesta escola ou em outra?

        Os alunos especiais frequentam as classes comuns, como também,  frequentam a sala do AEE  na própria escola no contraturno.

15) Que metodologias educacionais são desenvolvidas? Você identificou o uso de materiais adaptados que são utilizados pelos alunos? Quais?

        O aluno surdo é atendido por professora também surda e são utilizados materiais adaptados, como: Jogos pedagógicos adaptados, dominó em libras e jogo da memória de letras e números em libras; dicionário temático ilustrado, com palavras, sinais de libras e conceitos relacionados aos temas trabalhados; recursos visuais para a compreensão da Língua Portuguesa seguidos de exploração contextual do conteúdo em estudo.  Já para os alunos com deficiência intelectual são utilizados: jogos pedagógicos diversos como: dominó, jogo de leitura e bingo, jogo de letras iniciais adaptados à idade do aluno para atividades de alfabetização e interação com seus pares; números móveis em materiais diversos como EVA, madeira e papelão; dominó de associação de ideias; histórias com gravuras sequenciadas para produção de histórias; objetos de seu contexto de vivências para desenvolver percepções e compreensão de medidas; encartes e revistas, e computador com softwares desenvolvidos para o trabalho com alunos com deficiência intelectual, como: somar e participar, calculadora, calendário e agenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com