TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Neocontista

Casos: Escola Neocontista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  2.631 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Neocontista ou Moderna Escola Francesa. Até o final do séc. XIX, havia na França apenas uma escassa legislação e apenas alguns procedimentos contábeis estabelecidos. Em 1880 foi realizado um congresso de Contadores, no qual foi estabelecido um padrão de balanços patrimoniais. A contabilidade francesa ganhou destaque no cenário mundial com manifestações da escola Neocontista (movimento contrário ao personalismo das contas - As contas não deveriam ser abertas em nomes de pessoas nem de personalidades nem representariam direitos ou obrigações, mas deveriam refletir os valores dos componentes patrimoniais, suscetíveis de modificações), a ideia de valor passou a fundamentar, principalmente na França a teoria das escriturações e das contas.

Segundo a doutrina da escola Neocontista, as contas são divididas em: Ativo e Passivo (representados por valores concretos) e Situação líquida (representada por valores abstratos), as principais regras contábeis são expressas a partir da fórmula de balanço A= P+S. A escola Neocontistaconcentrou-se na chamada teoria materialista ou positivista de contas, pois para a maioria de seus adeptos a principal função da contabilidade resume-se à revelação patrimonial, este seria o objeto do estudo da contabilidade, ocupando-se principalmente dos processos de classificação e registros de contas, em detrimento dos aspectos econômicos-administrativos dos eventos registrados. Para os neocontistas o sistema patrimonial baseava-se na ideia de que os elementos patrimoniais e as suas variações são suscetíveis de avaliação autônoma e que os resultados do exercício são a soma de lucros e prejuízos particulares. São levados em consideração aspectos qualitativos e quantitativos doseventos registrados pela Contabilidade.

Em 1942 o governo francês desenvolveu um plano para estabelecer padrões de demonstrações contábeis, este ainda precisava ser aprimorado e em 1944 foram realizadas algumas alterações no plano, a principal alteração foi a distinção entre contabilidade financeira e gerencial. |Em 1947 foi implantado um plano que ia muito além de um simples plano de contas, esse possibilitou a comparação de elementos contábeis no tempo e no espaço, tinha um processo de classificação lógica, métodos para padronizar os registros contábeis e procedimento para realizar avaliações. A próxima alteração do plano contábil na França foi realizada somente em 1980, quando por iniciativa de jovens pesquisadores foi criada a Association Française de Comptabilité, e em 1982 foi implantado um novo plano contábil de acordo com o estudo e desenvolvimento dos pesquisadores. O principal personagem da escola Neocontista - Jean Dumarchey Foi o mais importante teórico francês da primeira metade do século XX, dedicou grande parte de sua vida a contabilidade, especialmente como professor. Foi escritor de diversas publicações, onde mostrava que sua ciência contábil era uma ciência social que usava a matemática como ferramenta auxiliar, relacionando-se com filosofia, economia e sociologia.

Dumarchey demonstrou através de suas obras a necessidade de uma reforma na contabilidade, suas pesquisas possibilitaram o início da corrente doutrinária do Neocontismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com