TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Participativa

Pesquisas Acadêmicas: Escola Participativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA PARTICIPATIVA E O TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR

A EDUCAÇÃO DENTRO DA ESCOLA PARTICIPATIVA

Luciane Andréia Sarmento

Diante de tantas transformações, da globalização, as instituições escolares vêm sendo obrigadas, a repensarem o seu papel.

De fato, o novo paradigma econômico, os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento afetam a organização do trabalho e o perfil dos trabalhadores, repercutindo na qualificação profissional e, por conseqüência, nos sistemas de ensino e nas escolas. (Libâneo, José Carlos, 2004, p 43).

E com todas estas transformações a sociedade tem percebido a necessidade de uma educação de excelência, ou seja, de qualidade, pois será através desta educação que os cidadãos terão uma melhoria na qualidade de vida.

Nos dias atuais para se atingir uma educação de qualidade tem sido algo complexo e para entendermos esta complexidade da educação vamos ver alguns conceitos:

O que é escola? Escola é uma organização com espaços organizados com a proposta do ensino e aprendizagem, que tem como função:

O de oferecer as oportunidades educacionais tanto para apropriação da herança cultural pela (re) construção do saber historicamente acumulado pela humanidade, quanto à construção das condições pessoais para ser um autor da sua educação e contribuir na construção da história. (Caderno 03 - Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares – Portal do MEC).

Como vimos acima, a escola é uma organização que necessita mostrar resultados, e para que estes resultados sejam atingidos tem-se a necessidade de gestores escolares que atuem como lideres e que sejam capazes de direcionarem ações para que estes objetivos sejam atingidos.

Segundo (Luck, Freitas, Girling, Keith, 2002) “O trabalho escolar é uma ação de caráter coletivo, realizado a partir, da participação conjunta e integrada dos membros de todos os seguimentos da comunidade escolar”.

Portanto como podemos perceber, será através da participação entre a comunidade escolar que proporcionará um conhecimento melhor das metas e dos objetivos da escola, um conhecimento de toda a sua estrutura organizacional que envolverá tanto o setor administrativo quanto o setor pedagógico, da sua forma de trabalho. Será através desta participação que favorecerá uma maior aproximação entre gestores, professores, alunos e pais.

E será através desta ferramenta, “participação de todos envolvidos”, que se desenvolverá: - a forma democrática que vem a ser muito importante para o desenvolvimento escolar e cabe ao gestor a promoção, a democratização, a elaboração e a capacitação de professores, pais e comunidade escolar para que se desenvolvam habilidades na atuação participativa, pois não há outra forma de se promover mudanças. Será somente através da união de todos os participantes e também através de uma gestão com princípios políticos, pedagógicos, éticos, sociais e culturais que haverá um desenvolvimento de forma efetiva de um cidadão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com