TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Tecnicista

Artigos Científicos: Escola Tecnicista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 11

ESCOLA TECNICISTA

Trabalho elaborado a pedido da Professora Eloise de Santana Santos, na disciplina Didática I, turma sábado 4, do curso de Formação de Professores, para composição de nota do módulo.

CURSO AÇÃO

Rio de Janeiro, 2014.

SUMÁRIO

Capa de Apresentação...............................................................................................II

Resumo......................................................................................................................IV

INTRODUÇÃO..........................................................................................................05

1.1 Considerações Iniciais

2.0 TENDÊCIA ESCOLA TECNICISTA....................................................................06

2.1 Papel da Escola

2.2 Relação Professor- Aluno

2.3 Técnicas de Ensino

2.4 Procedimentos Instrucionais

3.0 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.................................................................08

4.0 CONCLUSÃO......................................................................................................10

5.0 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS......................................................................12

Resumo

No mesmo seguimento da pedagogia liberal, a tendência Tecnicista, inserida no final dos anos 60 no Brasil, objetivava adequar e inserir o sistema educacional nos moldes do sistema de produção capitalista de racionalização, visando atender a ordem político econômico do regime militar. Baseado na psicologia comportamental (behaviorismo) a escola atua no aperfeiçoamento do sistema dominante diretamente com o sistema produtivo promovendo o “desenvolvimento econômico” treinando cientificamente para a utilização da tecnologia. Através de métodos de ensino meramente técnico utiliza-se material sistematizado seguindo uma ordem como manuais, módulos de ensino, livros didáticos, dispositivos audiovisuais, visando com isso a imediata produção de sujeitos competentes para atender o mercado de trabalho, sendo que para isso, seria necessário transmitir eficientemente as informações de forma rápidas, objetivas sem haver qualquer chance de subjetividade. Passa a ser irrelevante o relacionamento interpessoal. Debates, discussão e questionamento não existem e tão pouco importa as relações afetivas e pessoais dos sujeitos envolvidos no processo de ensino. O relacionamento professor aluno é puramente técnico objetivo com o aluno calado recebendo, aprendendo e fixando informações e o professor administrando e transmitindo eficientemente a matéria visando à garantia na eficácia nos resultados da aprendizagem.

INTRODUÇÃO

1.1 Considerações Iniciais.

Na tendência liberal tecnicista, a educação escolar organiza o processo de aquisição de habilidades e atitudes conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. O ensino é voltado diretamente para produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.Um de seus idealizadores é Skinner.

A Tecnologia Educacional, por coerência, é a grande Pedagogia Tecnicista. Esta pedagogia é sustentada por um dos paradigmas da Psicologia: o behaviorismo ou comportamentalismo. Os behavioristas ou comportamentalistas valorizam a experiência ou a experiência planejada como a base do conhecimento. Skinner pode ser considerado como um dos principais representantes da "análise experimental do comportamento humano deveria, por natureza, retirar as funções anteriores atribuídas ao homem autônomo transferi-las, uma a uma, ao ambiente controlador." (SKINNER 1973, p. 155) O tecnicismo é também suportado pela informática, cibernética e Engenharia Comportamental.

A pedagogia tecnicista aparece nos Estados Unidos na segunda metade do século XX e é introduzida no Brasil entre 1960 e 1970, onde proliferou o que se chamou de “tecnicismo educacional’, inspirado nas teorias behavioristas da aprendizagem e da abordagem sistêmica do ensino, buscando adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica”.

Esta educação atua no aperfeiçoamento do sistema capitalista que é ordem social vigente, articulando-se diretamente com o sistema produtivo cujo interesse é produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, onde é valorizado, nesta perspectiva, não o professor, mas sim a tecnologia. O professor passa a ser um mero especialista, sendo, apenas, um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno.

A prática escolar nessa pedagogia tem como função especial adequar o sistema educacional com a proposta econômica e política do regime militar, preparando, dessa forma, mão de obra para ser aproveitada pelo mercado de trabalho. É nesse período que o espírito crítico e reflexivo é banido das escolas. Para esta tendência, o ensino é um processo de condicionamento através do uso de reforçamento das respostas.

2.0 TENDÊNCIA ESCOLA TECNICISTA

Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978.

As Leis 5.540/68 (ensino universitário) e 5.692/71 (ensino de 1º e 2º graus) são marcos da implantação do modelo tecnicista.

2.1 Papel da Escola

Articula-se com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica.

Valoriza aspectos mensuráveis e observáveis, função da Avaliação, ênfase na produtividade do aluno, mensurada a partir de testes objetivos.

Realização de exercícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com