TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola como espaço de transformação

Projeto de pesquisa: Escola como espaço de transformação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Este trabalho investiga a prática educativa relacionada à educação, ao ambiente. Envolvendo alunos da 1ª série do ensino fundamental da escola CIE Osmar Giacomelli, situada no município de Araçoiaba da Serra / SP. Busca, através do planejamento interdisciplinar, criar estratégias de ensino e o despertar para a sensibilização aos problemas ambientais, desde a 1ª série do ensino fundamental. A proposta metodológica tem como pontos norteadores a articulação entre teoria e prática para a compreensão da realidade, a organização das etapas fundamentais para o despertar da sensibilização dos alunos e professores, a avaliação contínua em todo o processo e, como parte dele, a orientação voltada para o “aprender fazendo”.

No atual momento histórico, em que as transformações tecnológicas e os modos de produção e consumo interferem cada vez mais na natureza, causando impactos de diversas ordens, é necessário que o ser humano tenha a capacidade de garantir a qualidade do ambiente da presente e das futuras gerações, agindo com conhecimento e consciência crítica e ecológica.

Evidenciou-se assim a necessidade de tomada de decisões que revertam o estado de devastação da fauna, da flora, das fontes minerais e poluição das águas, e que solucionem o problema da produção e acúmulo do lixo. Porém tais mudanças ocorrem de forma gradativa, apoiadas por leis, pela conscientização de uma parcela da sociedade, pelo trabalho de alguns pesquisadores, profissionais e organizações ligadas às questões urbanas e ambientais, e por um trabalho educativo, presente tanto na educação formal como naquela não-formal ou informal.

A discussão em torno da relação entre a educação formal e o ambiente está presente no atual cenário de ensino, nas dimensões econômicas, política, cultural, social e ética. A ação educativa vem sendo apontada por estudiosos como um dos principais instrumentos para a reversão dos impactos ambientais causados pelo acúmulo de lixos.

As mudanças de atitude e ações transformadoras podem criar novas relações entre a sociedade e a natureza e dos homens entre si, com perspectivas de desenvolvimento urbano com qualidade. Ao acreditarmos que tanto a ciência como a educação, promovem o desenvolvimento econômico e humano, as reflexões sobre o ambiente devem ser iniciadas no seio familiar e nas instituições de ensino.

Desde o início da escolarização, visando criar valores de proteção e de preservação, podemos despertar a curiosidade das crianças, desenvolvendo o seu sentido de observação, e iniciá-las nas atitudes de investigação científica. Nesse sentido é que a prática educativa para sensibilização ambiental tem uma perspectiva de educação permanente e contínua, que se estende por toda a vida do ser humano, visando atingir não só as gerações presentes, mas o futuro de toda a sociedade. Para tanto, sua prática pedagógica de ação-reflexão-ação deve fundamentar-se em conhecimentos que expliquem a realidade e nos princípios e objetivos da Educação Ambiental.

Pressupostos Teóricos do Trabalho

A escola como espaço de transformação

A escola, enquanto espaço de transformação, necessita traçar objetivos e diretrizes educacionais e metodológicos para possibilitar a qualidade de ensino e aprendizagem do ambiente e de vida. Considerando a escola como espaço de transformação, Belloni (1992, p. 80) destaca que ela possui duas características básicas:

“Uma primeira, na qual a leitura dos fenômenos da sociedade, a leitura da realidade histórica, a aprendizagem da Biologia e a aprendizagem da própria língua materna são formas de apreender aquilo que é a produção da própria sociedade como um todo, aquilo que é acervo que essa sociedade conseguiu produzir, mas não de forma abstrata, é um aprendizado, é uma leitura do biológico, do histórico e da própria língua, enraizado num cotidiano, enraizado numa realidade histórica específica da criança e do jovem ou mesmo do adulto. A outra característica da escola, como instrumento de transformação é que ela não pode ser vista, como, aliás, é vista na perspectiva da modernização, como um instrumento isolado da sociedade.”

Há uma percepção generalizada em todo o mundo sobre a gravidade dos problemas ambientais, que se manifestam em âmbito tanto local quanto global. Além disso, a possibilidade de o ser humano modificar o ambiente para satisfazer suas necessidades mostras e limitada diante das desigualdades sociais e dos custos humanos e ecológicos. Em decorrência do crescente aumento de degradação ambiental causado pela ação antrópica, começou-se a pensar em desenvolvimento considerando os recursos da natureza como fonte esgotável e o meio físico como receptáculo limitado de recursos. A concepção da educação como transformadora baseou-se nos estudos de Lago (1991), Almeida Junior (1992) e Belloni (1992). As orientações teóricas e metodológicas para o estudo do meio estão presentes nas obras de Mayer (1998), Dias (1998), Passini (1994), Meyer (1992), Callai e Callai (1999), Nidelcoff (1987) e Freire (1980 1992). Esses autores nos possibilitaram propor a construção de uma nova imagem da escola como espaço de transformação, concebendo professores e alunos como pesquisadores e agentes de mudanças.

A ação e reflexão educativa relacionada aos estudos do ambiente poderá contribuir, como um dos fatores essenciais, para a instalação de uma nova imagem da escola, pois possibilita a promoção do conhecimento com base no estudo local, visando à sensibilização, à discussão de valores, ao pensamento crítico, à criação de novas atitudes e à prática social através de uma ação transformadora. Partindo da sensibilização, mostrando quanto o ser humano pode interferir para melhorar ou piorar o ambiente, os alunos poderão entender melhor como funcionam os mecanismos da natureza, com a noção de ecossistema, de cadeia alimentar, das causas e efeitos do desequilíbrio ecológico, da problemática dos resíduos como agentes poluidores, da escassez dos recursos naturais, entre outros. Apropriando-se desses instrumentos intelectuais, o aluno poderá não só compreender o mundo em que vive, como também sentir-se sujeito de transformação.

“O processo de ensino e aprendizagem não ocorre apenas dentro da sala de aula, pois, como sabemos, acontece, muito mais informalmente, fora dela. Não há uma forma única nem um único modelo de educação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com