TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola evolutiva

Resenha: Escola evolutiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Evolucionista

A Escola Evolucionista é marcada pelo Darwinismo Social, que considerava a sociedade européia da época como o apogeu de um processo evolucionário, onde as sociedades menos desenvolvidas eram tidas como sociedades aborígines ou primitivas. O marco desta Escola foi utilizar o conceito de Darwin de que “Só os mais fortes e adaptados sobreviveriam”, utilizando o mesmo, para justificar o domínio de povos bárbaros – pelas civilizações superiores – que recebeu o nome de Etnocentrismo.

Escola Difusionista

A antropologia difusionista veio em resposta ao evolucionismo e foi sua contemporânia. Foi caracterizada pela antiunilinearidade,ou seja, não admitia a reta constante e ascendente cultural defendida pelos evolucionistas. Portanto, a cultura para o difusionismo era um mosaico de traços advindos de outras culturas precursoras com várias origens e histórias.

Escola Francesa

É possível que a principal contribuição da Escola Sociológica Francesa à antropologia tenha sido mostrar de onde vem a autoridade da ciência. Isso trás à tona a discussão sobre a verdade que existe na religião e nas outras instituições sociais, e ainda aponta que a crença é a base das categorias de entendimento em diferentes grupos sociais, independente das suas características tecnológicas — já que só acreditamos na ciência porque cremos nela, como Durkheim demonstra no seu Formas Elementares da Vida Religiosa

Escola Funcionalista

“Escola Funcionalista advogava um estreito paralelismo entre as sociedades humanas e os chamados organismos biológicos, tanto na forma de evolução como na conservação, já que em ambos os casos a harmonia, dependia da interdependência funcional de cada parte”; ou seja, no funcionalismo as varias relações sociais de uma sociedade é que formam o sistema, e a interdependência funcional entre ela, é o que integra esse processo e faz se reproduzir. Dando oportunidade de expansão ao desenvolvimento social humano.

Antropologia Estrutural

Antropologia estrutural, é um termo criado por Claude Lévi-Strauss (1908-2009), título de dois de seus livros, na "busca de elementos duradouros e correspondências estruturais entre sociedades de tipos diferentes para descobrir se existem estruturas fundamentais que seriam a base da Antropologia". Segundo ele próprio, a noção de estrutura social em termos de complexidade se associa às noções ou estudo do estilo, das categorias universais da cultura e da linguística estrutural. A antropologia estrutural portanto situa-se no âmbito da antropologia cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com