TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Clássicas Da Administração

Artigo: Escolas Clássicas Da Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLAS CLASSICAS DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO:

Os que desenvolvem a teoria clássica da administração atenderam as necessidades de um mundo industrial em expansão. Ao examinarem a administração do trabalho, a produtividade individual do trabalhador foi melhorada e as organizações conseguiram beneficiar-se, adquirindo maiores recursos a partir do aumento dos lucros e do crescimento. A abordagem clássica da teoria da administração, formulada em grande parte por engenheiros, afirmava que a chave para a eficiência do trabalhador e a produtividade organizacional era a descrição eficiente da tarefa. Entretanto, as contribuições da teoria clássica da administração ainda são usadas por gerentes bem-sucedidos.

A ADMINISTRAÇÃO DO TRABALHO

FREDERICK W. TAYLOR (1856-1915): PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA:

A Administração cientifica foi à primeira abordagem da teoria da administração. Criada por engenheiros, cientistas e gerentes preocupados com a melhoria da eficiência do trabalhador.

A administração cientifica começou nos Estados Unidos com Frederik W. Taylor, a influência de Taylor e de seus colegas foi marcante nas primeiras décadas do século XX. Frederick W. Taylor considerado o fundador da administração cientifica, estudou varias atividades e, dividindo-as em tarefas menores, d mais determinou a maneira mais eficiente de realiza-las. Ele chamou seu método para a compreensão do trabalho e a melhoria na eficiência do trabalhador de: “A única maneira correta”.

FRANK (1868-1924) E LILIAN M. GILBRETH (1878-1972): INOVADORES DOS ESTUDOS DE MOVIMENTOS:

Frank e Lilian Gilbreth foram contemporâneos, seguidores e, muitas vezes, rivais de Taylor, ainda que aceitassem sua afirmação sobre a única maneira correta e a necessidade de usar o método cientifica de observação e de medidas para analisar o trabalho. Os Gilberth são considerados pioneiros no uso de estudos de movimentos para melhorar a eficiência do trabalhador. Frank Gilberth criou um esquema de classificação de 17 movimentos usados em tarefas e usou essa classificação para analisar as ações dos trabalhadores.

HENRY L. GANTT (1861-1919): INOVADOR NA PROGRAMAÇÃO E NA FORMA DE RECOMPENSAR FUNCIONARIOS:

Henry L. Gantt, companheiro de Taylor nas empresas Midvale e Bethlehem Stell, contribuições significativas nas áreas de programação e controle do trabalho, bem como na forma de recompensar os trabalhadores. Ele sustentava que a eficiência da produção era, em grande medida, resultado da incapacidade da administração em formular padrões realistas. Gantty afirmava que os trabalhadores poderiam ser mais produtivos se tivessem algum incentivo real para superar os níveis normais de produção determinados cientificamente.

MARY PARKER FOLLET (1868-1933): PIONEIRA NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS:

Nos anos de 1920, Mary Parker Follet concentrou-se na maneira como os gerentes lidavam com os conflitos. Ela percebeu que a maioria dos gerentes adotava um modo destrutivo de lidar como o conflito no local de trabalho. Mary Parker Foller defendeu um método de colaboração para a solução de problemas no local de trabalho, foram figuras de destaque no estudo clássico da administração no trabalho. Alguns autores afirmam que se Frederick Taylor é o pai da administração cientifica, Mary Parker Follet é a mãe.

HENRY FAYOL (1841- 1925): DESENVOLVENDO A TEORIA ADMINISTRATIVA:

Henry Fayol engenheiro formado na França galgou a posição de diretor administrativo de uma grande empresa francesa de mineração de carvão. Sua preocupação estava voltada á eficiência e a eficácia da organização como um todo. Fayol procurou aplicar princípios científicos a administração das organizações – ênfase que acabou sendo conhecida como teoria administrativa. Fayol afirmava que a atividade da administração era caracterizada por cinco funções especificas. Essas funções definiam o gerente e, juntas, significavam uma definição funcional da administração. Essas funções conforme observadas por Fayol eram:

• Planejamento;

• Organização;

• Comando;

• Coordenação;

• Controle;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com