TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Da Administração

Ensaios: Escolas Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO

ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A administração cientifica é a teoria criada por Frederick Taylor, essa teoria visualizava o homem econômico que é motivado por recompensas salariais, econômicas e materiais. A teoria de Taylor visava evitar ao máximo os desperdícios, se importando com a maximização de lucros.

A administração cientifica era focada principalmente na parte operacional da empresa.

ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Diferente de Taylor, Fayol via a empresa como um todo, e se importava não só com a parte industrial, mas também com a parte empresarial.

Fayol dividiu a empresa nas seguintes funções: administrativas, técnicas, comerciais, financeiras e de segurança.

Sua teoria tinha como objetivo o planejamento, a organização, o comando, a coordenação e o controle.

ESCOLA NEOCLÁSSICA

A Escola Neoclássica é o nome dado as várias teorias que surgiram nos anos 50 e propõe uma retomada das abordagens Clássica e Científica. A Teoria tem como referência Peter Drucker, William Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.

Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: a ênfase na prática da administração; reafirmação relativa das proposições clássicas; ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo e enfatizam as funções administrativas.

ESCOLA DA BUROCRACIA

A escola da Burocracia, criada por Max Weber tem ênfase na estrutura. Ela é uma forma de organização humana que se baseia na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. As organizações burocráticas ou formais compõem o tipo ideal de burocracia, e apresentam as características de formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

A escola da burocracia assenta nos princípios da hierarquia e da autoridade de comando como a forma de organização estrutural ideal para todas as empresas.

5. ESCOLA ESTRUTURALISTA

A Escola Estruturalista surgiu por volta da década de 50. Os principais autores estruturalistas são Thompson, Blau e Etzioni e procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.

A Teoria Estruturalista enfatiza o homem organizacional, isto é, a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações e apresenta flexibilidade, a tolerância as frustrações para evitar o desgaste emocional, a capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho o trabalho rotineiro, permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas materiais e sociais.

ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

A escola das relações humanas começou a ver o funcionário como um homem social, deixando de lado o rigor das regras e normas das teorias anteriores, se preocupa com o bem-estar do funcionário. Elton Mayo acredita que o bem estar social é um grande incentivo de produção, diferente de Taylor que acreditava que quanto maior o salário dos funcionários maior a produção.

ESCOLA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com