TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas brasileiras

Tese: Escolas brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Tese  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução.

Maior parte das escolas brasileiras tem apenas infraestrutura básica

‘A maior parte das escolas brasileiras (84,5%) apresenta uma estrutura elementar ou básica. Isso significa que tem apenas água, banheiro, energia, esgoto, cozinha, sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.’

‘Na outra ponta, 0,6% das escolas apresenta uma infraestrutura considerada avançada, com sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, parque infantil, além de laboratório de ciências e dependências adequadas para atender a estudantes com necessidades especiais.’

‘Os pesquisadores utilizam dados do Censo Escolar 2011 do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O estudo foi feito com dados de 194.932 escolas, incluindo públicas e privadas, rurais e urbanas.’

Então estudo mostra que as maiorias das escolas da educação básica brasileiras ainda apresentam uma infraestrutura escolar elementar, apenas com água, banheiro, energia, esgoto e cozinha.

O resultado foi surpreendente. O percentual é muito alto de escolas que não têm requisitos básicos de infraestrutura, como sala de diretoria, sala de professor e biblioteca, também mais fica transparente a necessidade de políticas públicas que visem a diminuir as diferenças e promover condições mínimas para que a aprendizagem possa ocorrer em um ambiente escolar mais adequada.

A criança, quando chega à escola, tem que ter direito á equipamentos, confortável o ambiente para se concentrar, se dedicar aos estudos. O professor precisa de equipamento para desenvolver o trabalho dele, por isso a educação passa por um momento difícil é que se deve investir em educação.

‘Dividindo-se por região, o Nordeste apresenta a maior porcentagem de escolas com estrutura elementar: 71%; e apenas 0,3% com estrutura avançada. A maior porcentagem de escolas com estrutura avançada está na região Sul: 1,6% --na região, 19,8% das escolas têm estrutura elementar.’

‘Levando-se em consideração a administração, mais da metade das escolas públicas federais (58,1%) têm uma infraestrutura adequada, ou seja, além dos itens básicos, como água, energia e cozinha, têm sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva e parque infantil. Essas escolas têm uma estrutura melhor do que as estaduais ou municipais e até mesmo que as particulares, cuja maioria (58,4%) têm uma estrutura básica.’

‘Outro dado destacado pelos pesquisadores é a diferença entre as escolas urbanas e rurais. "Enquanto 18,3% das escolas urbanas têm infraestrutura elementar, o oposto ocorre em relação às escolas rurais: 85,2% encontram-se nesta categoria.’

Desenvolvimento

Escolas brasileiras têm infraestrutura próxima da ideal para o ensino não tem biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, laboratório de ciências e dependências adequadas para atender a estudantes com necessidades básicas.

Já tem algumas instituições de educação básica contam apenas com água encanada, sanitário, energia elétrica, esgoto e cozinha em sua infraestrutura. 

Eu encontrei diferenças e que a zona rural, por exemplo, apresentaria infraestrutura mais deficitária. Mas não achei que seria tanto. O mesmo vale para as diferenças regionais, e para as redes municipais, onde se concentram as escolas com as piores condições.

A escola, tem que fornecer equipamentos, conforto no ambiente escolar melhor atender os seus educando. O professor precisa de equipamento para desenvolver o trabalho dele,para desenvolver uma boa aula.

A partir da presença, as escolas foram distribuídas em quatro categorias.

Infraestrutura elementar: Estão neste nível escolas que possuem somente aspectos para o funcionamento de uma escola, tais como água, sanitário, energia, esgoto e cozinha.

Infraestrutura básica: Além dos itens presentes no nível anterior, neste nível as escolas já possuem uma infraestrutura básica, típica de unidades escolares, elas possuem: sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD, computadores e impressora.

Infraestrutura adequada: Além dos itens presentes nos níveis anteriores, as escolas deste nível, possuem uma infraestrutura mais completa, o que permite um ambiente mais propício para a e aprendizagem. Essas escolas possuem, por exemplo, espaços como sala de professores, biblioteca, laboratório de informática e sanitário para educação infantil. Há também espaços que permitem o convício social e o desenvolvimento motor, tais como quadra esportiva e parque infantil. são escolas que possuem equipamentos mais complementares como copiadora e acesso a internet.

Infraestrutura avançada: As escolas neste nível, além dos itens presentes nos níveis anteriores, escolar mais robusta e mais próxima do ideal, com a presença de laboratório de ciências e dependências adequadas para atender estudantes com necessidades especiais.

Desigualdades regionais

“Os dados do estudo revelam que as grandes diferenças entre as regiões do país aparecem também na infraestrutura das escolas. Das 24.079 unidades de ensino da Região Norte, 71% podem ser consideradas no nível elementar, o mais precário. No caso do Nordeste, esse índice ainda se mantém alto, mas cai para 65%. No Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o maior percentual de escolas localiza-se no nível básico. Em todas as regiões a taxa de colégios públicos classificados como de infraestrutura avançada não excede os 2%.

Quando observados os dados por redes, as desigualdades também são grandes. Entre as escolas federais, 62,5% podem ser consideradas adequadas e avançadas. No caso das estaduais, 51,3% das unidades são básicas em relação à infraestrutura e, considerando as municipais, 61,8% das escolas são classificadas como elementares.

Outro dado destacado pelos pesquisadores é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com