TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Industria Cultural Invade A Escola Brasileira

Trabalho Universitário: A Industria Cultural Invade A Escola Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

A INDÚSTRIA CULTURAL INVADE A ESCOLA BRASILEIRA

ETAPA 3

O texto relata que a educação proposta atualmente em nosso País, é um fator preocupante , tendo assim como consequência motivos para gerar muitos estudos e pesquisas, não só para se descobrir os seus problemas e causas , mais também de contribuir para a solução dos mesmos.

Estas pesquisas procuram de alguma forma mostrar à Escola em sua essência , sendo assim levando seus educadores e alunos a refletirem a sobre a educação em nosso brasileira, com a solicitação de ensino no caso do professor e o que é ensinado no caso do aluno.

Segundo Otaiza de O. Romanelli (1986, p.23) a ação educativa atribui-se de acordo com o entendimento que temos com a realidade social em que estamos submerso, a mesma afirma que este processo se dá uma vez que a educação brasileira é intensamente marcada por desníveis.

Nesse processo dois aspectos se diferenciam , o gestor criador que resulta da ação de quem o homem” estar no mundo com ele relaciona-se”; e o gesto comunicador que o homem executa e assim transmitir aos demais suas conclusões.. Sendo assim podemos dizer que ao passo que o homem se transforma e aceita os inúmeros desafios que lhes são apresentados , e que vem do seu meio e volta e volta `a sua ação , desta forma podemos afirmar que o homem afirmar que o homem se educa.

A autora diz que a tentativa de descobrirmos o que acontece dentro do âmbito escolar no campo das relações e das mudanças sociais, é um desafio que permite então ao aluno o exercício de educar-se.

Um aspecto importante a considerar, ainda que não isso seja novidade para quem atua no meio educacional , é a existência e a influência das camadas dominantes, que tem como objetivo os seus próprios interesses e valores.

A educação brasileira tem em sua história marcas por puro interesse da burguesia, sofrendo assim mudanças no sistema escolar , que tem como objetivo atender aos interesses capitalistas.

O texto ressalta também que uma outra verdade é que a política cerca a estrutura escolar. E que não poderá haver jamais a negativa por parte dos educadores e quem mais esteja inserido no meio educacional , as questões politicas envolvidas no processo educativo.

A indústria cultural é outra realidade que se faz presente no meio escolar , e que embora não seja tão conhecida , dia a dia vem crescendo em várias áreas sociais, inclusive na escolar isso se faz sem que nos atentemos aos seus perigos e influências.

Nas ideias utilizadas por Adorno e Horkheimer sobre a dialética do esclarecimento , os autores afirmam que o produto cultural perde o seu brilho , sua especialidade de valor e uso , quando se transforma em valor de troca , perde a verdadeira arte e cultura. Enfim que o ensino brasileiro esta sendo tratado como mercadoria de troca.

Barbara Freitag (1989 p.57-60), diz que a indústria cultural tende a abalar a moderna massa social, ocupando e preenchendo a lacuna vazia . Assim sendo o preenchimento desta função seduz a as massas para o consumo com “promessas de felicidades” transformando o consumidor em um individuo sem nenhuma critica ou consciência .

Um instrumento bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com