TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDUSTRIA CULTURAL INVADE A ESCOLA BRASILEIRA

Ensaios: A INDUSTRIA CULTURAL INVADE A ESCOLA BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

A industria cultural invade a escola brasileira

A educação no Brasil tem sido alvo de muitas pesquisas para descobrir problemas e soluções dos mesmos.Procurando revelar uma pequena parte da escola e levantar alguns pontos para reflexão dos educadores e interessados na educação brasileira.

Nesse processo, se vê dois aspectos: o gesto criado, que resulta do fato de o homem ``estou-no-mundo`` e com ele relacionar-se transformando-o e transformar-se; e o gesto comunicador , que o homem executa e assim transmite a outros os resultados de suas experiências. Assim pela transformação e ação a sua volta, o homem se educa.

A história do nossa educação está marcada por momentos de puro interesse da burguesia, sofremos transformações no nosso sistema escolar, com o único objetivo de atender a tais interesses capitalistas.

Outra realidade que cerca a estrutura escolar é a política. Quem se aventura a entender a educação não poderá jamais ignorar as questões políticas envolvidas no processo educativo.

Um outro fato que a cada dia se faz mais real no meio escolar e que talvez não seja tão conhecido é a “Industria Cultural” que a cada dia ganha mais espaço dentro das áreas sociais, escolas trazendo perigos e influencia .

A Industria Cultural visa entorpecer e cegar os homens da moderna sociedade de massa, ocupar e preencher o vazio deixado para o lazer, para que não perceba a irracionalidade do sistema capitalista, seduzindo as pessoas para o consumo.

Um meio para o consumismo é a televisão, que chega nas escolas, com uma linguagem de sedução e convencimento despertando desejo de consumo, contribuindo para deformar o conceito da realidade, por meio de situações que possam fazer parte do cotidiano.

É fundamental que a escola abra um canal em que as crianças possam se manifestar, verbalizar, elaborar porque vêem televisão, o que gostam de ver na televisão e o que os atrai .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com