TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritores Da Liberdade

Artigos Científicos: Escritores Da Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

ESCRITORES DA LIBERDADE

Escritores da Liberdade é um filme baseado em uma história real. Trata-se de uma professora de literatura chamada Erin Gruwell, e dos alunos da sala 203, escola em Long Beach, Califórnia.

Erin Gruwell enfrenta sua primeira classe de alunos conhecidos pela administração da escola como adolescentes "problemáticos", pois se trata de grupos raciais que se chocam por terem que viver no mesmo ambiente: negros, hispânicos e orientais, todos estudando em um mesmo colégio, em uma sala bem mista. Fazem partes de gangues e vivem em um lugar muito violento, onde não dão nenhuma importância ao estudo, estão lá apenas para cumprirem uma obrigação ou uma “pena”, pois sabem que a expectativa de vida é muito baixa para eles, e que ninguém se importava.

Quando a Senhora “G”, assume esta classe, começa a perceber a quantidade de problemas que iria ter pela frente, aos poucos tenta colocar respeito, mas com pouco sucesso, até que um dia uma caricatura racial de um dos estudantes afro-americano circula a sala de aula, a professora interceptou irritadamente o desenho e comparou-o às caricaturas dos judeus, feitas por nazistas durante o holocausto, o qual nenhum deles jamais tinha ouvido falar. Mostra-lhes o que foi o Holocausto, com testemunhos reais do que aconteceu na época, leva-os a ler, a escrever sobre as suas vivências numa espécie de diário, e a perseguir os seus sonhos.

Transforma-os gradativamente, em seres pensantes, questionadores, sonhadores e com esperança. Mostra o quanto é possível à transformação através da educação e do respeito e entendimento ao outro.

Consegue mudar um grupo de estudantes cheios de problemas e apáticos em estudantes motivados, pensantes e responsáveis por tomar suas próprias decisões, e assim como a Senhora “G”, também encontramos todos os dias com pessoas que necessitam ser olhadas pelo olhar alma. É necessário que se tenha atitudes, pois é possível mudar a sociedade, mesmo que seja apenas uma pessoa por vez, pois pequenas atitudes é como acender uma luzinha em uma sala escura.

Assim como Erin Gruwell, é necessário que tenha pessoas com determinação, esforço, respeito, vontade, valores entre outros tantos exemplos que este filme nos deu...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com