TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão RELATÓRIO FINAL

Por:   •  12/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.770 Palavras (16 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

LETICIA CÂNDIDA CAMPOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Cidade

2013

LETICIA CÂNDIDA CAMPOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Talissa Akaichi

Tutor de sala: Fernando Carvalho de Assis Araújo

Goiânia

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO        04

2.1 Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo        04

2.2 Caracterização do espaço educativo – análise da realidade        04

2.3 Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo        05

2.4 Apresentação da proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo.................        06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................        11

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

        Este relatório tem a intenção de documentar toda a minha experiência no decorrer deste período em que estive vivenciando a prática tudo que tenho aprendido a teoria. Portanto,viso apresentar aqui a descrição do local onde foi realizado o estágio, o périodo de duração e as atividades desenvolvidas.

        Sendo dividido em duas partes: Ensino Infantil e Ensino Fundamental. Este é o momento de estar aplicando alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podemos formar o perfil de professor que queremos ser.

        Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos estar aprendendo, assim podendo aprender e a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em salas de aula, no patio, nas aulas de recreação.


2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo

Na Escola “Colégio Boas Novas” Organização Cultural Educacional Filantrôpica, Localizada no bairro Vila Paraiso, na cidade de Goiânia, Rua Porto Alegre, número 38,  telefone (62) 3211- 3177. Foi realizado no período da manhã das 07:00 ás 11:00 horas, intercalos durante 13 dias.

        A escola, segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola identificada com o compromisso da construção de uma sociedade mais justa, é uma instituição vinda de um fruto de um sonho coletivo, de oração, de renúncia, e, sobretudo, de obendiência a palavra de Dues que nos orienta a instruir e educar a criança no caminho em que deve andar.

        De acordo com o que observei e pesquisei essa é uma escola bem conceituada no bairro, os profissionais são bem envolvidos e trabalhos com o mesmo objetivo. As salas são amplas e bem arejadas. Na hora da recreação saem duas classes por vez, assim não permitindo que os alunos maiores impliquem com os menores, dando maior liberdade dos alunos menores brincar na hora da recreação. Por meio da observação do método de cada professora, observei a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre sim e com o ambiente no cotidiano e o compromisso com a construção do conhecimento do aluno.

        Segundo a matéria de gestão no curso de pedagogia o gestor é um mediador na questão da prática pedagógica e da produtividade. Nesse sentido nessa escola prevalece a gestão mediadora direcionada às metas, ao ensino aprendizagem e as práticas pedagógicas.

        Conforme as minhas observações a escola não tem problemas com a violência, algumas vezes ouve brigas, mais sempre monitorados por profissionais capacitados para que os menos façam as pazes ali mesmo, não dando chance para que o problema cresça. Os pais sempre são informados sobre quaisquer acontecimentos.

2.2 Caracterização do espaço educativo – análise da realidade

                    O CBN instituição onde aconteceu o estágio dispõe de um trabalho pedagógico destinado ao atendimento de crianças e adolescentes da comunidade onde está inserido, credibilizando a qualidade nos serviços prestados.

                Os trabalhos desenvolvidos durante o período letivo priorizam a participação da comunidade escolar e incorporam novas tecnologias, colocando nossos alunos em contato direto com o mundo da pesquisa e descoberta. A proposta do colégio está pautada diante das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visando auxiliar os desafios de forma refletida, consciente, orgânica, científica e participativa.

                Os objetivos que o colégio dispõe a cada aluno é que utilizando dos conhecimentos adquiridos socialmente, analise crítica e criativamente a realidade, participando dela de maneira coerente com os princípios democráticos, assumindo de maneira responsável seus papéis como membros da família, da comunidade e da sociedade. Que possam adquirir independência intelectual atráves da apropriação do saber de um conjunto de ideias e valores, que promovam intercâmbio de experiências com a comunidade através de uma educação aberta a realidade, que participem do meio como agente de transformação social,colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, tendo por base valores e princípios cristãos, que cada um seja consciente de seus direitos e deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com