TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II RELATÓRIO FINAL

Por:   •  8/5/2016  •  Dissertação  •  4.975 Palavras (20 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

MARIA JULIA MESSIAS DOS ANJOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II  

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Macaúbas

2014

MARIA JULIA MESSIAS DOS ANJOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II - 6º semestre.

Tutor de sala: Amaury Manoel Gomes Portela de Oliveira  

Macaúbas

2014

sumário

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 Aspectos Organizativos do Estágio...........................................................05

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................08

4 – EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PEDAGOGIA...........................................11

5 – PROJETO: DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS..............................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................18

REFERÊNCIAS.................................................................................................19

1 INTRODUÇÃO

 

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia é desenvolvido no 6º semestre do Curso é parte da formação como docente, desenvolvido através de atividades de planejamento, vivência escolar e sistematização das aprendizagem. Tendo como proposta fundamental levar os licenciando ao contato com uma escola pública a fim de propiciar o reconhecimento do cotidiano escolar.

O presente relatório de estágio supervisionado de observação e intervenção, tem como objetivo relatar as observações realizadas no Colégio Municipal José Rodrugues Silva, observando  a instituição como um todos, a metodologia utilizada em sala de aula pelo professor regente,  e intervindo em sala de aula com o projeto “Direitos e Deveres da Criança”, confontando a prática com o conhecimento teórico, adquirido durante o estudo da disciplina. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.

        

2 Aspectos Organizativos do Estágio 

A proposta deste texto é contribuir para um debate em torno da questão do estágio, especificamente o estágio supervisionado para o Curso de Ciências Biologicas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná -, para isso temos como fonte de pesquisa o Colégio Municipal José Rodrigues Silva, que está localiza-se no povoado de Contendas, na zona rural do município de Macaúbas – Bahia, no período matutino, com a finalidade de aperfeiçoar conhecimentos adquiridos no Curso, assim, foram realizadas atividades de observação na rotina escolar, reflexão, docencia supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, de atividades práticas e projetos de intervenção.

Este relatório tem a intenção de documentar experiências no decorrer do estágio, vivenciadas na prática e vistas em teoria. Visa ainda, apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.

O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu a relatividade de algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática. A disciplina de Estágio, traz um grande aprendizado, mostra com maior ênfase, o aprendizado teórico a partir da prática. Desta maneira, a prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade da comunidade escolar da instituição. Quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. A observação da realidade diversificada, como temos efetivado, é de grande riqueza para o futuro profissional de um profissional.

A instituição de ensino aqui observada, possui 323 alunos, é considerada de médio porte, não possui uma boa infraestrutura, mas a equipe pedagógica faz um bom trabalho, desenpenhando uma busca por uma educação de qualidade, que integre os alunos na sociedade e no mercado de trabalho, ou seja preparando-os para a vida.

O objetivo deste texto é tratar especificamente do estágio em Ciências Biologicas, onde as observações são necessárias, já que têm o potencial de levantar o espaço/tempo que a referida atividade pode ocupar.

A clientela atendida pela escola é de alunos e de famílias de baixa renda, bastante diversificada. Possui poucos casos de violência e gravidez na adolescência. Quanto às atitudes em sala de aula, os problemas são comuns como em todas as escolas, problemas de indisciplina, desatenção e desinteresse. Para tentar resolver estes problemas, a escola usa de todos os meios que dispõe, na grande maioria das vezes os problemas começam na família, pois parte dos alunos que possuem problemas familiares, e alguns possuem problemas de aprendizagem.

O estágio é uma oportunidade concreta  da vivência e exercício da profissão, preparando os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, auxiliando no desenvolvimento integral do aluno. A teoria apresentada durante as aulas do curso de Biologia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho docente.

A estrutura física da escola é razoável, possuem 02 salas que são amplas e 05 salas pequenas, todas sem ventilação e pouco iluminadas, com carteiras e cadeiras apropriadas e quadros brancos. O material necessário para o andamento das aulas é suficiente e adequado, sendo comprados por recursos financiados pelo FNDE (Fundo Nacaional de Educação), o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), PDE (Programa de Desenvolvimento Escolar) e Mais Educação, e através destes recursos é feito um processo de pesquisa de menor preço no início do ano letivo. A equipe diretiva da escola procura sempre suprir as necessidades materiais da escola, participando ativamente do cotidiano e contribuindo para o bom andamento das salas, a equipe é formado por: 01 diretor, 03 vice-diretores, 02 auxiliares administrativas e 01 coordenadora. Não possui espaço para biblioteca e laboratório de computação, apesar de possui um acervo de bons livros e computadores sem uso por falta de espaço, cozinha com todos os equipamentos e utensílios necessários e 01 banheiro adaptado, além de possuir mais 02 sem adaptação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (759.7 Kb)   docx (834.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com