TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTAGIO: GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

LEITURAS OBRIGATÓRIAS...................................................................................5

REGIMENTO ESCOLAR.........................................................................................7

ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA ........................................................................8

PLANO DE AÇÃO....................................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................11

REFERENCIAS.......................................................................................................12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é decorrente de analise de textos, vídeos e pesquisas que mostraram como a pedagogia vem atuando em vários locais e como a gestão escolar tem toda importância na formação do pedagogo, pois, possibilita ter uma visão ampla da estrutura administrativa e pedagógica da escola e do sistema educacional. Percebe-se que o mundo tem passado por um momento nunca vivido anteriormente na história, uma pandemia anda mudando os dias e os meios de educação tiveram que se adaptar a esta nova realidade.

Nota-se que a educação escolar é essencial para a cidadania considerando tal afirmativa, podemos perceber a indispensabilidade de garantir que o aluno chegue e permaneça na escola. Todo direito deve ser preservado pela lei que o ordena, devendo o Estado promover ações políticas publicas que viabilizem o acesso do aluno.

A gestão escolar é um gênero de modelo educacional que visa estimular e coordenar diferentes dimensões das habilidades, dos talentos e, também da competência educacional, sempre otimizando o ensino. Seu objetivo é utilizar de princípios e estratégias necessárias para acrescentar eficácia dos processos dentro da instituição. Para que a gestão escolar funcione bem, ela conta com seis pilares fundamentais, que são: gestão escolar financeira, gestão de recursos humanos, gestão de comunicação e gestão de tempo e eficiência dos processos. Mas neste trabalho iremos abordar principalmente as duas gestões mais importantes que são a pedagógica e administrativa.

A gestão pedagógica tem como intuito organizar e planejar na criação e aplicação de projetos pedagógicos. Já a gestão administrativa visa tratar de assuntos que envolvem cada recurso da instituição, como materiais, físicos e financeiros.

 A gestão escolar é uma perspectiva, um ângulo de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, visto que a finalidade da gestão, é a aprendizagem efetiva e significativa dos seus alunos.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O processo de educação do homem foi imprescindível para a evolução dos grupos sociais e das sociedades. A pedagogia se iniciou na Grécia Antiga quando as respostas religiosas  já não eram suficientes. O pensamento critico junto da razão, neste contexto, buscam responder as inquietações divinas. Os filósofos então começam a se questionar acerca do por que ensinar? E qual a melhor forma ?

Já na idade media, o espiritualismo cristão confronta com o infectualismo grego, onde foi considerado a fe mais significativa do que a razão. Avançando para a idade moderna, no período das grandes navegações, o Brasil foi descoberto, colonizado e junto vieram os jesuítas, que eram considerados os professores daquela época, segundo Saviani, a “história educação brasileira se inicia em 1549, com a chegada do primeiro grupo de jesuítas” (SAVIANI, 2008, p.26)

Mas foi somente a partir de 1759, após a expulsão dos jesuítas, que começaram grandes mudanças para a educação, tanto para os ensinos primários e secundários como também na formação dos professores. Esse período ficou marcado pela reforma pombalina, que tornou o Estado detentor da educação e criou as aulas régias que deviam suprir as disciplinas antes oferecidas nos extintos colégios jesuítas, mesmo assim, percebeu-se que a educação no Brasil estava parada e precisava de uma solução. Então em 1772, os estudos menores ganharam amplitude e penetração com a instituição, do chamado “subsidio literário” para a manutenção dos ensinos secundários e primários.

Outros marcos históricos para a educação no Brasil, foi em 1924 com o surgimento da associação brasileira de educação e em 1930 com a criação do ministério da educação e da saúde publica, e desde então a educação vem passando por grandes mudanças. Mas foi so em 1939 que foi criado o primeiro curso de pedagogia no brasil, buscando como objetivo a educação de crianças nos anos iniciais e também a gestão educacional. Contudo , em 1968 após a lei n.5.540 a faculdade de pedagogia ganhou novos espaços de atuação.

   O processo histórico pelo qual passou a pedagogia, com suas mudanças e ajustes aos diferentes momentos vividos no pais, expandiu o campo de trabalho do pedagogo. Hoje vamos a pedagogia como uma soma de técnicas princípios, métodos e ferramentas de educação e do ensino, que ajudam a entender a educação relacionadas a administração de escolas, entre outras coisas. Quando falamos em pedagogo, logo se ve a imagem do professor em mente, mas o que nem todos sabem, é que este profissional pode atuar em outras ares que não sejam a docência, como gestor de escolar, supervisor , coordenador ou orientador educacional.

Vale lembrar que não e so na escola que o pedagogo pode exercer função, pois no curso de pedagogia traz também a probabilidade de atuação não escolar, capacitando para desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem. Nos últimos anos, o aparecimento de espaços educacionais não formais abriu para o pedagogo novas oportunidades de atuação.

        Libâneo (2001) diz que os vastos campos de atuação do pedagogo vão desde construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, hotéis ONGs, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, museus, hospitais , entre outros. Diante disso percebemos a grande necessidade de desenvolver ações educativas nos mais diversos espaços, pois o ato de ensinar não se faz apenas no interior das escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com