TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio: observação do espaço educacional da escola

Relatório de pesquisa: Relatório de estágio: observação do espaço educacional da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  9.212 Palavras (37 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 37

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

SIDNEA RAMALHO DE ALMEIDA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão

RELATÓRIO FINAL

TEOFILO OTONI

2014

SIDNEA RAMALHO DE ALMEIDA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Helem Cristina Palhano Dias Muniz

Tutor de sala : Geosivania Alves dos Santos

TEOFILO OTONI

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO 04

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 04

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE 05

2.3 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 07

2.4 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO................. 10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 11

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS 12

ANEXOS....................................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Este relatório trará informações de observação do espaço educativo da instituição, onde construir e desenvolvi o estágio.

Dados de identificação, estrutura física e material da instituição, conselhos associados, corpo docente dentre outros atributos serão analisados.

É de fundamental importância que ao iniciarmos um estágio se siga um roteiro para observação do espaço educativo e analisar a real situação do ambiente escolar. A fim de compreendermos, encontrarmos possíveis soluções para problemas e questões cada dia mais complexas no cotidiano educativo.

É necessário que esse espaço esteja adequado para receber tanto alunos e professores quanto os estagiários e outros.

A formação do docente era uma constante preocupação do pesquisador. Ele acreditava que o educador deve ser comportar como um provocador de situações, um animador cultural num ambiente em que todos aprendem em comunhão. Segundo o velho mestre ninguém ensina nada para ninguém, e as pessoas não aprendem sozinhas. (Citação de Paulo Freire 1921-1997).

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

A Escola Municipal Professor Osma Gomes dos Santos, Centro de Novo Oriente de Minas MG, na Praça Professor Alechandrina Sena Lima C/N – CEP: 398170-000

Possui espaço amplo e adequado onde comporta hoje 110 alunos ou mais, divididos em dois turnos matutino e vespertino, nas modalidades de ensino do 1° ao 5° ano, 4 salas de aula , secretaria, pátio interno, na instituição há refeitório , cozinha, sanitários feminino e masculino e há um sanitário dos professores. Salas de vídeo TV e leitura, biblioteca.

Tem um mobiliário adequado a escola, possui 110 jogos de carteiras de madeira com quadro negro, bebedouros, copiadora de Xerox, televisão vídeo aparelhos de DVD, som e computador ( 1 computadore com acesso a internet). Materiais didáticos adequados ( material dourado, régua de fração, ciclo de fração, figuras geométricas planas e fracionarias, escala cuisinaire, tangran, blocos mágicos, alfabeto móvel, QVL de TNT projetor multimidia,esqueleto humano ,xadrez, luneta.

Profissionais: 1diretor com atuação de 2 anos na instituição, ao diretor atribui-se a função de articulador político, pedagógico e administrativo da escola. São dois pedagogos para realizar o trabalho pedagógico na escola. Eles tem em torno de 2 anos que atuam na escola. Eles articulam os docentes no desenvolvimento do trabalho pedagógico definindo atividades especificas, juntamente com professores identificando as necessidades dos mesmos.

A secretária tem uma media de 02 anos na instituição formada em pedagogia e letras. São 02 funcionários administrativos que controlam os serviços administrativos da escola.

Na escola tem 4 servidores em ajustamento funcional PEUB, professores em uso da biblioteca e servicos gerais. São 9 professores, todos concluíram curso superior, sendo 2 professores recuperador.

Tem reunião bimestral com os pais e o corpo docente envolvendo professores, diretores, supervisores, o dia D na escola, projetos em comemoração do dia das mães e outros, comemora-se também eventos culturais, datas cívicas, comemorações promovidas pela própria escola.

Quando solicitado algum profissional de saúde procura-se a equipe de saúde do município que esta disposta a atender as necessidades das crianças, e encaminhá-las ao atendimento especifico se for preciso.

2.2 CARACTERIZAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com