TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  17/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.971 Palavras (16 Páginas)  •  2.755 Visualizações

Página 1 de 16

UNINTER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO EDUCACIONAL

ALUNA:NATALIA BRUNETTA MORAES DE OLIVEIRA

RU:2648540

FOLHA DE ROSTO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................04

DESENVOLVIMENTO .......................................................................06

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA.............................10

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO...............................12

DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.............................................................................15

MODELO DE PLANO DE AÇÃO..........................................................16

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................17

REFERÊNCIAS.....................................................................................18

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em gestão educacional é importante pois ele permite que toda a teoria aprendida em sala de aula seja colocada na prática. Ele é importante para que haja uma vivência da profissão, aquisição de experiência e desenvolvimento de habilidades. Em muitos cursos, esse tipo de estágio faz parte da grade curricular, como outras disciplinas. Sendo assim, o graduando precisa cumprir a carga horária estabelecida para que possa receber o seu diploma e estar formado.

Este relatório se trata do estágio realizado em Gestão Educacional. Essa atividade de estágio se constitui na observação e participação sob orientação adequada, nas ações que acontecem na escola dentro do campo da gestão. A gestão escolar é formada pela equipe que administra a escola. Envolve todos os processos de uma instituição escolar. Desde o setor administrativo, até o pedagógico, cabendo aos gestores otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição.  

Este estágio foi realizado na Escola Municipal Nova Holanda, localizada na cidade do Rio de Janeiro, dentro do Complexo de favelas da Maré. O estágio ocorreu no ano de 2020, de forma híbrida devido a pandemia de COVID-19. O bairro onde esta localizada a escola, denomina-se Complexo da Maré, um conjunto de favelas, onde está situada a favela Nova Holanda, que dá nome a escola. A comunidade possui em torno de 140 mil habitantes. A escola, situada às margens da Linha Vermelha possui 440 alunos, 22 professores, 03 gestoras e demais funcionários que fazem parte da equipe de limpeza e cozinha. A Unidade Escolar é gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação, órgão da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. E pertence a 4º Coordenadoria Regional de Educação, localizada no bairro da Penha, próximo a comunidade da Maré.

O estágio supervisionado em Gestão Educacional, possui alguns objetivos, que estão listados abaixo:

- Analisar de forma crítica o contexto educacional por meio de observação, investigação e planejamento na gestão educacional.

- Acompanhar o trabalho realizado pelos gestores da instituição educacional (direção ou coordenação).

- Observar espaços de ação coletiva como por exemplo: reuniões, conselhos, assembleias, planejamentos, entre outros.

- Elaborar um plano de ação a partir de um tema relativo à gestão educacional.

O estágio supervisionado possui uma importância muito grande em minha formação como docente, pois é por meio dele que temos os primeiros contatos com a profissão, por meio dele que passamos a entender como funciona a prática dentro de uma instituição escolar. Apesar de termos os referenciais teóricos, precisamos complementá-los com a prática, a qual só é possível através do estágio. Podemos observar como se dá o trabalho coletivo dos gestores escolares.

Durante o período estagiado no ambiente escolar, algumas ações foram desenvolvidas com o auxílio e intervenção das gestoras. Dentre estas ações pode-se citar: O acompanhamento das reuniões semanais da equipe, onde decidiam-se medidas a serem tomadas para o funcionamento da escola, como compra de materiais escolares, compra de mantimentos e produtos alimentícios para a cozinha, reparos a serem feitos na estrutura do prédio. Nestas reuniões também foram tomadas decisões a respeito das turmas, do andamento pedagógico do ano letivo, das faltas dos alunos, dificuldades em aprendizagem e como manter as aulas à distância. Foram feitas também análise de documentos enviados pela Secretaria de Educação a respeito das medidas a serem tomadas durante o ano letivo remoto. A equipe gestora também permitiu que fossem feitas atas dessas reuniões de modo a gerar um registro sobre os acontecimentos atípicos que ocorreram durante o ano letivo de 2020. Houve uma preocupação em manter o contato com os alunos e com as famílias dos mesmos. As gestoras também fizeram reuniões para organizar a entrega de cartões alimentação às famílias dos educandos. A entrega destes cartões também foi uma atividade a ser incluída no estágio. O trabalho coletivo da equipe que administra a escola só é possível graças ao estabelecimento de metas e objetivos a serem alcançados. Assim a escola caminha unida e coesa.

A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

A instituição onde ocorreu o estágio, foi a Escola Municipal Nova Holanda. A escola é subordinada à 4º Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação, ambas são órgãos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A escola fica localizada no Complexo de favelas da Maré, dentro da comunidade da Nova Holanda, que dá nome a escola. A unidade escolar foi a primeira escola do município dentro do Complexo, sendo, portanto, a mais antiga instituição da favela, com quase 60 anos.

Esta escola possui uma infraestrutura nova, pois foi concebida dentro do projeto Escolas do Amanhã, um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro. O prédio antigo da escola tornou-se uma creche, quando ela se mudou para o Campus de escolas do Amanhã Maré 1 em 2016. O prédio possui dois andares e conta com 25 salas de aulas climatizadas e com mobiliário escolar adequado. Possui uma quadra coberta, pátio coberto, uma Sala de Leitura, uma Sala Multimídia, uma Brinquedoteca, secretaria, cozinha e refeitório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com