TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Gestão Escolar

Casos: Estagio Gestão Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.865 Palavras (16 Páginas)  •  1.612 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ROSEMARA CAMARGO ZIENTARSKI, RU 46369

ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

PATO BRANCO

2013

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ROSEMARA CAMARGO ZIENTARSKI, RU 46369

ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

Relatório de Estágio Gestão Escolar apresentado a UTA – Organização Escolar, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Helena Maria Girotto Dorigo

Centro associado: Pato Branco

PATO BRANCO

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA: 4

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: 4

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO: 5

3 PLANO DE ESTÁGIO DO PROFESSOR/PROFISSIONAL 9

3.1 Tema: 8

3.2 Justificativa: 8

3.3 Objetivos: 10

3.4 Proposta de Trabalho: 10

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

A finalidade do estágio consiste em proporcionar aos alunos uma visão reflexiva e um conjunto de saberes significativos sobre a realidade na qual atuará. Para tal, os alunos-estagiários devem desenvolver postura e habilidades de pesquisadores, elaborando projetos que lhes permitam compreender, problematizar e intervir nas situações observadas. Pimenta e Lima (2004) preconizam que o maior desafio das instituições formadoras consiste no intercâmbio, durante o processo formativo, entre o que se teoriza e o que se pratica, cujo cerne é a pesquisa.

Ao analisar as escolas como integrantes do contexto social passamos a compreender como e porque certas decisões tomadas pela equipe gestora e comunidade escolar expressam relações de poder, implementação de um ambiente democrático e exercício do trabalho coletivo e, que as posturas assumidas em sala de aula encontram-se intrinsecamente ligadas a tais decisões.

O estudo realizado na passagem dos estagiários pelas instituições, departamentos e secretarias representantes do sistema de ensino constituirá um transitar entre o escrito e o vivido e terá por objetivo a busca de compreensão das influencias desses organismos no trabalho cotidiano nas escolas (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 167).

Este tipo de estágio requer a articulação da prática pedagógica com a dinâmica que envolve a gestão escolar. Por isso, o estudo do PPP constitui uma das atividades do estágio realizado na gestão e organização do trabalho educativo.

A metodologia desenvolvida para a elaboração do trabalho foi baseada no estudo do PPP da escola, em entrevista com os pedagogos,

na observação do trabalho da equipe pedagógica e demais gestores, bem como a relação e intervenção destes junto ao trabalho dos professores alunos e demais agentes educacionais da escola. Outro ponto forte foi a participação em reuniões pedagógicas e reunião de APMF e Grêmio Estudantil ; onde pude constatar o trabalho realizado pela equipe em busca de uma maior participação da comunidade escolar.

Diante do que foi observado, do diagnóstico feito frente às problemáticas enfrentadas na escola, procurei elaborar um plano de ação a ser desenvolvido a médio e longo prazo junto a comunidade desta escola com vistas a reduzir pelo menos em parte os problemas enfrentados.

ESCOLA: ESPAÇO DE ESTUDO E AÇÃO

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA:

O estágio foi realizado na Escola Estadual São Vicente de Paulo,localizada na Rua Fernando Ferrari, nº 440, Bairro São Vicente , CEP 85.506-400– Pato Branco – PR. Telefone: 46- 3225- 2954 E-mail: pbcsaovicente@seed.pr.gov.br

A escola funciona nos três turnos do dia com os seguintes horários:

07:30 até 11: 40 hs( turmas do 6º ao 9ª ano)

13:10 até 17:20 hs( turmas do 6º ao 8º ano)

19:00 até 23:00 hs(1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio e uma turma de Educação de Jovens e Adultos).

Além das turmas regulares nos turnos da manhã e tarde a escola oferece salas de recurso e de apoio aos alunos que necessitam, também projetos de futsal, CELEM(aulas de espanhol) e projeto mídias, sendo estes três últimos destinado aos alunos que queiram participar.

Na escola são atendidas no período do dia crianças e adolescentes que terminaram seus estudos até o 5º ano do ensino fundamental. No turno da noite são atendidos jovens adolescentes que estão cursando o ensino médio e uma turma de adultos na sala do CEEBJA.

.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA:

O Colégio São Vicente de Paulo- Ensino Fundamental e Médio, prioriza a tendência Histórico-Crítica, parte do princípio de que a educação escolar é produto do trabalho humano historicamente determinado analisando-o a luz dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual tem entende o papel da escola como mediadora no seio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com