TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper De Estagio - Gestão Escolar

Trabalho Universitário: Paper De Estagio - Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  15.035 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO ESCOLAR

O BRINCAR E O EDUCAR NA GESTAO ESCOLAR

Luciana dos Passos da Rosa

Prof. Orientador: Adriana de Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (ped0103) – Gestão Escolar

24/09/2013

RESUMO

O Papel do Gestor Escolar não se compete unicamente a administração da instituição de ensino, mas a de um agenciador de consciência clara por grandes transformações. O gestor é um elemento indispensável para uma escola e com isso obtém o sucesso de toda a equipe. Ele também é importante para o aperfeiçoamento participativo da família. Portanto a importância do estágio em Gestão é de extrema valia para que aos futuros pedagogos possam compreender como acontece a atuação do gestor no cotidiano, de modo que venha ser questionado e refletido sobre a tal atuação, como referências de alguns teóricos da área para assim se propor ideias para uma provável modificação. A mostra da importância do Brincar infantil como um meio no desenvolvimento do aprendizado da criança, visto que, a gestão escolar está à frente desse novo olhar para o brincar na educação. “O principal objetivo da Educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” (Jean Piaget).

Palavras-chave: Gestor Escolar - Instituição de ensino – Educação – Transformações.

1 INTRODUÇÃO

Em virtude a nova forma escolar e com apoio nas urgências socioeducativas, não basta ser apenas, mais um só diretor. É necessário agir de maneira eficaz e ter um olhar voltado a todo âmbito escolar nas diferente esferas, tais como: pedagógica, política, administrativa e pessoal, cabendo, assim, a ação gestora.

Neste âmbito, o gestor precisa ser facilitador e articulador das particularidades escolar, agindo com conhecimento e líder de espirito, emergindo dialogo, fragmentando deveres, juntando parcerias, para que os profissionais que exercem neste percurso, possam ser determinantes por esta grande comunicação, fazendo a missão educativa de potencialidades, conduzir num clima favorável.

Lück (2006) conceitua esta ação do gestor a partir do seguinte princípio:

É um processo de mobilização da competência e da energia de pessoas coletivamente organizadas para que, por sua participação ativa e competente, promovam a realização, o mais plenamente possível, dos objetivos de sua unidade de trabalho, no caso, os objetivos educacionais. [...] pressupõem a ideia de participação, isto é, do trabalho associado e cooperativo de pessoas na análise de situações, na tomada de decisões sobre seu encaminhamento e na ação sobre elas, em conjunto, a partir de objetivos organizacionais entendidos e abraçados por todos. (p.21)

Considero que uma boa gestão se soma pelo compromisso e participação dos envolvidos socialmente no sistema. Buscando, assim, indagar e entender, pela entrevista, o conhecimento escolar existente sobre a gestão pedagógica.

Portanto, o trabalho que foi desenvolvido, planeia cooperar com algumas reflexões sobre o Papel do gestor no contexto.

Antônio Carlos Gomes da Costa diz que:

“É possível fazer uma comparação entre o trabalho de um maestro e o de um diretor de escola. Ambos são líderes e regem uma equipe. O primeiro segue a partitura e é responsável pelo andamento e pela dinâmica da música. O segundo administra leis e normas e cuida da dinâmica escolar. Os dois servem ao público, mas a plateia do “regente-diretor” não se restringe a bater palmas ou vaiar. Ela é formada por uma comunidade que participar da cena educacional.”

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

Segundo Winck Leon (1997) os gestores atuais devem estar sempre procurando aprender, recorrer sempre ao poder do aprendizado decorrente de experiências de trabalho. Sentem-se responsáveis pela sua própria carreira, assumem a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, vê a educação como atividade permanente para a vida toda, e por fim decidem intencionalmente o que aprender.

Isto significa que os gestores tem que ser responsáveis pelo aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional das suas concepções na busca de novos conhecimentos. Ele é o agente de transformações do meio escolar em que trabalhar, e deve sim, disponibilizar a sua equipe, bons matérias de pesquisa, investir na formação continuada dos professores e os demais funcionários, para assim, estarem trabalhando de forma dinâmica o brincar na educação. Estra grande participação do profissional gestor na ajuda para os professores é de extrema importância, pois faz com que eles se sintam preparados para trabalhar em sala com seus alunos.

Segundo Paulo freire (1997,p37) A tarefa de ensinante / aprendente e do aprendente

/ ensinante exige seriedade, preparo científico.

Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos, criticidade, pesquisa,

estética e ética, risco, aceitação do novo, rejeição a qualquer discriminação, reflexão sobre a prática, reconhecimento e ascensão à identidade cultural, segurança, competência profissional, generosidade, comprometimento, autoridade, tomada consciente de decisão, disponibilidade para o diálogo, curiosidade, alegria, esperança, convicção que a mudança é possível e, entre outras coisas, querer bem aos alunos.

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

Meu estagio em Gestão Escolar foi realizado na E.E.B Saul Ulyssea, sendo feita observações e entrevista para a pesquisa de trabalho. Fui bem recebia pelos Diretoras da instituição e pelos demais funcionários. Neste primeiro contato foi colhido algumas informações, no intuito de traçar um perfil da mesma e compreender o seu funcionamento, a organização, os projetos que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com