TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio coordenação escolar

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 10

1 JUSTIFICATIVA

O estágio supervisionado em docência das disciplinas pedagógicas e educação profissional é a terceira parte de um conjunto de atividades de formação e pesquisa que propicia ao aluno a observação, co-participação, compreensão da realidade escolar, e a aquisição de competência para a intervenção adequada, bem como a investigação e vivência de projetos pedagógicos que permitem ao aluno construir experiências significativas de aprendizagens e relacionar teoria e prática em situações reais de ensino. O estagio se caracteriza pela observação e urgência compartilhada nas disciplinas pedagógicas no ensino médio e n modalidade normal e no ensino superior.

A finalidade do estágio supervisionado em coordenação e gestão escolar é fazer com que os alunos estagiários possam refletir a respeito da realidade escolar e analisar as conexões existentes entre esse ambiente educativo e as teorias pedagógicas estudadas e conhecidas em seu processo de formação acadêmica, bem como possibilitar que a comunidade escolar se beneficie dos diversos conhecimentos e reflexões acadêmicas trazidas pelo estagiário nesse processo de intercâmbio existente entre o estagiário, a escola e a faculdade. Assim, o estágio supervisionado poderá fazer com que o aluno vivencie a prática de ensino, situações vividas dentro da coordenação escolar, o trabalho de um coordenador pedagógico, observe os projetos educacionais, e práticas usadas para resolver situações-problemas e assim, enriqueça a sua formação acadêmica com toda a diversidade existente no ambiente escolar e apreenda as potencialidades e possibilidades efetivas de transformação existente no cotidiano escolar, ou seja, consiga perceber que o processo educativo somente acontece em um constante movimento de ação-reflexão-ação. Além de tudo, possibilita a compreensão das ligações existentes entre a atividade teórica, fundamentada, na Pedagogia e a educação como atividade prática, estabelecendo-se uma relação de reciprocidade entre teoria e prática (práxis), condição que possibilita a apreensão das contradições da educação enquanto práxis social.

Segundo o Parecer do Conselho Nacional de Educação/CP nº 5/2005 que institui as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia.

 

      O estágio curricular pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um

ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino,                                                  que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o aluno estagiário, com a mediação de um professor supervisor acadêmico. Deve proporcionar ao estagiário uma reflexão contextualizada,  conferindo-lhe condições para que se forme como autor de sua prática, por meio da vivencia institucional sistemática, intencional, norteada pelo projeto pedagógico da instituição formadora e da unidade campo de estágio.

O estágio é um componente curricular do processo de formação acadêmica constituído por várias dimensões, dentre elas, o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, deve ser desenvolvido em campos de atuação profissional que considere o processo de construção e socialização do conhecimento enquanto procedimento coletivo e histórico, bem como possibilitar a inserção do estudante no mundo profissional e na prática social estimulando a participação e a articulação com outros segmentos sociais existentes na comunidade local.

         O estágio supervisionado deve orientar-se pelos seguintes princípios:

  • Concepção da IES como espaço de produção, difusão e socialização do conhecimento.
  • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Compromisso com a ética e a transformação social no processo de formação profissional e construção da cidadania.
  • Vivenciar a interdisciplinaridade nas séries iniciais e na gestão escolar.
  • O estágio proporciona ao formando junto a um profissional experiente um processo de ensino/aprendizagem que se torna concreto a sua profissionalização.

2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Sonho de Criança Feliz, esta situada á Rua Dr. Aristides de Oliveira, LOTE 09, QD. L, Jardim Santa Mônica, Santa Mônica, Salvador – BA faz parte da rede particular de ensino e trabalha com turmas do Ensino Fundamental, funciona nos turnos matutino e vespertino. Tem o numero total de 254 alunos, 9 professores, 3 auxiliares de classe para ambos os turnos, 1 diretora, 1 vice-diretor, 3 banheiros, 1 quadra poliesportiva, 1 piscina, aulas de bale e karatê para os alunos e não possui nenhum tipo de área verde.

         Os alunos são de classe média a baixa, residentes na sua maioria nas proximidades da escola. É um bairro pequeno, em uma região periférica com poucos recursos de lazer, infraestrutura e entretenimento, onde as crianças vivenciam de perto o descaso e a falta de segurança.

3 OBJETIVO  

3.1 ObjetivoGeral 

Refletir a função do coordenador pedagógico na instituição da Educação infantil  e de ensino fundamental, observando e quando permitindo ,coparticipando  das atividades elaboradas dentro do âmbito escolar . Observar e analisar aspectos referentes às praticas docentes: planos de aula (objetivos, conteúdos programáticos, metodologia e avaliação), posturas e condutas docentes, disciplina escolar (manejo de turma). Perceber a importância do estagio na formação do professor, acompanhando e vivenciando de forma pratica as atividades realizadas dentro de todo ambiente escolar. Compreender e aplicar as teorias estudadas no curso de pedagogia, visando um aprimoramento técnico no sentido no poder estabelecer a aplicabilidade das teorias a pratica profissional e educativa, sempre em conformidade com as normas de funcionamento e do planejamento a instituição acolhedora.

 

3.2 Objetivos Específicos 

 

1.        Contribuir para a formação qualitativa do Pedagogo, profissional da educação, através da reflexão-ação-reflexão sobre as práticas docentes na Educação Básica.

2.        Analisar a formação de professores na Educação Básica e a Educação Profissional no Brasil à luz dos especialistas, documentos e políticas educacionais.

3.        Analisar, contextualizando as disciplinas pedagógicas quanto à sua natureza, identidade e relações na formação e atuação dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com