TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Trabalho Escolar: Estagio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

1.INTRODUÇÃO

A disciplina Estágio Supervisionado de Observação, do curso de Administração, do Centro Universitário de Brasília- UNICEUB desenvolve um programa de estágio aonde os alunos irão desenvolver através do estudo de observação, um trabalho que tem por objetivo o aprendizado das teorias já estudadas pelo curso de administração e aplicadas em parte agora no estágio.

Para ingressar na Agência Nacional de Águas (ANA), no uso de suas atribuições administrativas, pela Gerência de Gestão de Pessoas-GEGEP, à ANA desenvolve um programa de estágio, vinculado ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que oferta vagas no site da empresa, e os que possuem cadastro no CIEE poderão se inscrever para as bolsas de estágio, no qual a ANA ofertou a vaga e após seleção e entrevista houve a contração. O estudo de observação foi escolhido para ser realizado na ANA, pois já estava em curso o estágio na agência.

Como pratica do estágio são desenvolvidas as seguintes atividades administrativas, em diversos setores da agência de acordo com a demanda, como o recebimento, cadastramento e distribuição de processos e documentos no sistema interno (Protón), da Agência Nacional de Águas.

O Governo Federal no uso das suas atribuições e funções de fiscalizar e implementar políticas públicas, aos serviços prestados a população cria as agências reguladoras para exercer ações administrativas e de fiscalização sobre os diversos recursos, sendo esses os de energia, água, telecomunicações entre outros.

As agências reguladoras são autarquias, ou seja, são pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei específica (art. 37, XIX, da Constituição Federal), que dispõem de patrimônio próprio e realizam atividades típicas do Estado, de forma descentralizada.

Entre as diversas agências reguladoras temos à Agência Nacional de Águas (ANA), que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Meio Ambiente que tem a finalidade de implementar e fiscalizar a política nacional de recursos hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de recursos hídricos.

O Brasil é privilegiado na disponibilidade de recursos hídricos. O País conta com 12% de toda a água doce do planeta, tem as bacias São Francisco e Paraná e cerca de 60% da bacia amazônica.

Apesar da abundância, os recursos hídricos brasileiros não são inesgotáveis. A água não chega para todos na mesma quantidade e regularidade. As características geográficas de cada região e mudanças de vazão dos rios, que ocorrem devido às variações climáticas ao longo do ano, afetam a distribuição e também o uso indiscriminado tanto dos mananciais superficiais quanto dos subterrâneos.

Em 27 de julho de 1999, na cerimônia de abertura do seminário "Água, o desafio do próximo milênio", foram lançadas as bases do que seria a Agência Nacional de Águas (ANA), que atuaria no gerenciamento dos recursos hídricos. Nessa época, o projeto de criação da Agência foi encaminhado ao Congresso Nacional, com aprovação em 7 de junho de 2000. Tal projeto foi transformado na Lei nº 9.984, sancionada pelo Presidente da República em exercício, em 17 de julho do mesmo ano.

Criada como desdobramento da Lei nº 9.443/97 (também conhecida como Lei das Águas), a Agência Nacional de Águas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com