TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Dissertações: Estagio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 12

Ana Katia de Paiva . RA :341054

Relatório de Estagio Supervisionado no Ensino Gestão e Espaços Não Escolares

Sobral-CE

2014

Ana Katia de Paiva .RA :341054

Relatório de Estagio Supervisionado no Ensino Gestão e Espaços Não Escolares

Relatório de Estagio apresentado pelo o Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância–CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de estagio supervisionado- Gestão e Espaços Não Escolares.

Sobral-CE

2014

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Identificação e caracterização da Instituição de Ensino 3. Níveis de Ensino e/ou Projetos de Ensino

4. Análise do Regimento Escolar

5. Análise da Legislação de Ensino 6. Observação e Organização da Secretaria 7. Programas e projetos especiais

8. Rotina administrativa

9. Relacionamento entre Gestores e demais colaboradores

10. Compromisso da Gestão Escolar.

11. Entrevista com o Diretor.

12. Entrevista com o Coordenador.

13. Considerações Finais.

1. Introdução

O relatório a seguir corresponde ao Estágio – Gestão Escolar, voltado às atividades desenvolvidas dentro da escola quanto a Gestão Escolar e os trabalhos executados pelo Orientador, Supervisor escolar e pedagogo. As pessoas envolvidas no processo de ensino desta escola como: alunos, professores, supervisores, diretores e funcionários em geral não têm medido esforços para que de fato o processo de aprendizagem seja concretizado e a democratização do conhecimento seja alvo da escola.

O estágio foi realizado seguindo um cronograma do curso com leitura do manual de estágio, fundamentação teórica, conhecimento da escola campo e os projetos desenvolvidos pela mesma, observação dos trabalhos da gestão escolar, observações e entrevistas, com a equipe diretiva, pedagogo, orientador, professor e funcionários, para a elaboração deste relatório. Que tem como objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de seus acadêmicos no curso de Pedagogia. No entanto observei o quanto é importante o contato direto com situações diárias da rotina escolar para área em que pretendo atuar.

2. Identificação e caracterização da Instituição de Ensino

A Escola de Ensino Fundamental Dep. Manoel Rodrigues. Foi fundada em 1977, na gestão do prefeito Francisco Emiliano. Foi construído graças aos esforços do líder comunitário, José Mendes de Souza. Sendo o mesmo doador do terreno para a construção da mesma. A escola surgiu a partir da necessidade de comunidade, pois a mesma não possuía nenhum espaço adequado para que houvesse um ensino-aprendizagem de qualidade. Tem estudos validados C.E.E./ resolução no 165/81 art. 149 D.O 24/02/81.

Teve como sua primeira diretora Maria das Graças Souza, a qual lutou pela intensificação e valorização do ensino e da estrutura física da escola. Aos poucos foi aumentando o número de alunos, a comunidade passou a valorizar mais a escola e confiar no seu trabalho.

Na gestão da diretora Raimunda Nonata de Souza a escola passou por uma pequena reforma, onde teve o acréscimo de mais uma sala de aula e uma pequena cozinha, pois a mesma até o momento só contava com duas salas de aulas e uma pequena cozinha construída de pau a pique. Foram construídos também banheiros, um masculino e outro feminino. O prefeito em exercício na época era Carlos Marques dos Santos, o qual não mediu esforços para melhorar as condições físicas da escola. E também parte pedagógica, implantando a educação infantil que até o ano de 1982 só oferecia ensino da alfabetização.

A partir de 1999 é que passou a oferecer ensino até a 5a série, sendo que hoje contamos com todo o ensino fundamental, incluindo a educação infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A escola tem alcançado várias conquistas, considerando as principais: a formação do conselho escolar, a formação do grêmio estudantil, os quais unem força para melhorar as condições físicas e pedagógicas da escola. Atualmente a escola conta com 5 salas de aula, sendo que uma é destinada para cursos de informática, 1 cozinha, 1 deposito para a merenda escolar, 6 banheiro e 1 diretoria. Contamos também com uma pequena biblioteca, que oferece aos alunos um acervo variado, possibilitando a eles realizarem suas pesquisas e terem momento de leitura, conhecendo os mais variados tipos de livros e autores. Ampliando assim, o seu conhecimento de mundo.

No ano de 2009, temos como diretora em exercício a Sra. Maria Vandoisa de Souza, coordenadora: Silvia Maria do Nascimento Freitas. Que buscam junto com o corpo docente, com os auxiliares de serviços gerais, merendeiras vigias e pais de alunos para desenvolverem um trabalho voltado para a qualidade do te ensino e aprendizagem do aluno. Proporcionando-lhe um ambiente agradável e acolhedor.

Tivemos como conquista na gestão de Sra. Maria Vandoisa a aquisição dos equipamentos do laboratório de informática, na qual os nossos alunos podem ter acesso aos computadores e internet para o curso de informática básico acompanhado por monitores qualificado. Que no final do curso os discentes recebem um certificado de conclusão do curso.

Sabemos que tudo o que foi citado, ainda é pouco para alcançarmos uma educação de qualidade. Na qual lutaremos juntos para que os nossos alunos possam ter acesso a um bom espaço físico, área de lazer, quadra esportiva, enfim a tudo que proporciona o desenvolvimento de habilidades e capacidades do aluno. Mas de uma coisa estamos certos, continuaremos lutando, buscando novas conquistas e inovando o ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com