TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Em Psicopedagogia Clinica

Dissertações: Estagio Supervisionado Em Psicopedagogia Clinica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  4.336 Palavras (18 Páginas)  •  2.269 Visualizações

Página 1 de 18

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Relatório das atividades desenvolvidas durante o período de Estágio Supervisionado do curso de pós-graduação á distância – UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados, sob coordenação da Professora Adriana Rita Sordi, relatório este que se constitui em instrumento de avaliação final da referida disciplina.

Dourados - MS

2013

1 INTRODUÇÃO

O estágio é “[...] um tempo de aprendizado que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício”. (PARECER CNE/CP 28/2001: 10).

O estágio supervisionado é um agente que contribuí na formação de qualquer profissional é um momento fundamental à formação é a partir da conclusão do estágio, que podemos ver se realmente aprendemos o que nos foi passado em sala de aula. O estágio é a oportunidade de o estudante pôr em prática os ensinamentos teóricos, para a melhor capacitação profissional. Portanto, é importante que as atividades desenvolvidas no estágio estejam diretamente relacionadas às áreas do curso de sua formação. Para muitos estudantes, é a porta de entrada para o mundo do trabalho. caracterizando- se como objetivo de estudo e reflexão, pois ao estagiar o futuro profissional começa enxergar com outra visão estando diante da realidade o mesmo procura entender todo segmento que ele esta envolvido fazendo assim uma nova leitura do ambiente.

Segundo KRUG (2008) o estágio deve ser [...] concebido como uma experiência, ou seja, como um conjunto de vivências significativas através das quais o estagiário identifica, seleciona, destaca os conhecimentos necessários e válidos para a atividade profissional.

Sendo assim o objetivo do estagio é de colocar-nos frente a frente com nosso futuro, integrando teoria e pratica como um todo, porque elas se completam e uma não vale de nada sem o outro. Objetivo estagio não é ofertar ao estagiário como? Mão-de-obra barata? O trabalho de um estágio deve favorecer o aprendiz em sua formação, propiciando-lhe o desenvolvimento em relação ao conhecimento e ao relacionamento humano.

2 CARACTERIZAÇÃO DO CASO CLINICO

A psicopedagogia clínica deve identificar analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento psicopedagogo, através do diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Cabem o Psicopedagogo utilizar recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas. Para Weiss (2000), a prática psicopedagógica deve considerar o sujeito como um ser global, composto pelos aspectos orgânico, cognitivo, afetivo, social e pedagógico.

A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas é por meio dos desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade. É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire maior atenção.

Cabe o Psicopedagogo ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar com a finalidade de que ocorra a aprendizagem. É fundamental que o Psicopedagogo conheça como e o que o sujeito aprende. O terapeuta deve estar preparado para administrar, possíveis reações negativas do paciente frente algumas tarefas, tais como: resistências, bloqueios, sentimentos, lapsos etc. E não parar de buscar, de conhecer, de estudar, para compreender de forma ao chegar o mais próximo possível da realidade da criança ou do adolescente. Tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais, colegas e professores.

O estagio foi realizado com o aluno V.K de A de 9 anos de idade estudante da 3ª serie do ensino fundamental. Recebi a queixa por meio da professora da escola que V.K apresenta dificuldade na aprendizagem. Segundo a professora o aluno é disperso em suas aula. Num primeiro momento fiz uma sessão (entrevista) com o aluno V.K de A, depois pedi a coordenadora marcar com a mãe uma entrevista A entrevista foi marcado e mãe não veio no dia marcado e mandou avó de V.K de A.

Em entrevista com avó de V.K.de A e com as observaçaoes em clesse pude tirar minhas impressoes que V.K.de A é uma criança tranquila, porem carente nao demostra ser agressivo para com proximo, ele é , desatento, desobediente, as vezes seus colegas de classe gosta de brincar com ele por causa por ser queto aceita tudo . V.K.de A apesar dos colegas o tratarem bem V.K tem muita dificuldade de relacionamento por causa da sua familia em virtude disso isso só vai aumentando seu grau de dificuldade, pois, ele se sente abandonada até mesmo excluída da vida deste. Victor precisa mesmo de uma ajuda de um psicopedagogo, pois de alguma forma ele pode vir sofrer de alguns distúrbios, sendo este que pode ou não apresentar um quadro irreversível ou reversível.

A anamnese com a avó foi realizada em três sessões. Na primeira sessão a avó relatou que sua filha briga muito com esposo por esse motivo que V.K de A não aprende e tem dificuldade de relacionamento por causa de seus pais. Procurei a ela se eu poderia ligar para marcar segunda sessão respondeu que sim. Após alguns dias liguei e marcamos a sessão, agora mais a vontade, respondeu todas as perguntas e deu algumas pistas que me fez ter melhor compreensão do quadro do paciente.

Atividades realizadas com o aluno V.K de A avaliação com o aluno, a hora do jogo, par educativo e prova pedagógica. O aluno realizou as atividades, mas como decorrer do tempo demonstrou um pouco de desinteresse compareceu todas as sessões, desenvolveu as atividades de maneira satisfatória, não gostou de algumas atividades, mas fez todas, até as que não sabiam, demonstrou uma pouco de desinteresse e às vezes abandonava a atividade, mas isso é normal para sua idade.

A queixa veio por meio da professora da escola que por vez já tinha pedido auxilio na coordenação para aluno que apresenta dificuldade na aprendizagem. Segundo a professora o aluno não consegue aprender, devido falta atenção, pois o mesmo parece longe nas horas de realizar as atividades escolares. Timidez na sala de aula, o que tem causado algumas convocações da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com