TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Por:   •  26/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 14

MEMORIAL REFLEXIVO:

ESCOLA MUNICIPAL PROFESORA ANA RODRIGUES CARVALHO AGUIAR

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

ALTO PARAÍSO DE GOIÁS

GARCEZ, Júnia Cristina de Carvalho

RU: 1344550

1 – INTRODUÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

Este memorial reflexivo foi realizado diante das informações e atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado na Escola Municipal Professora Ana Rodrigues Carvalho Aguiar, sendo iniciado em 13 de março de 2022 e término em 29 de março do mesmo ano, no período matutino.

A Escola Municipal Professora Ana Rodrigues Carvalho Aguiar é de rede pública e está situada na Rua 03 A, Qd. 10 APM 03, Setor Cidade Alta, CEP: 73770-000; tendo o contato de telefone (62) 3446-1296, e-mail da instituição é arcacidadealta@gmail.com; CNPJ: 39.952.849/0001-69. Código do INEP: 52097005.

A instituição de ensino funciona no período matutino de 07:00 horas às 11:00 horas, já no período vespertino de 13:00 horas às 17:00 horas, onde atende o público alvo de ensino fundamental, pré-escola jardim II e do 1º à 5º série do ensino fundamental, tendo um total de 176 alunos matriculados e frequentes, as turmas são de caráter de inclusão social, conforme os Art. 58 e 59 da Lei Nº 9394 de 20 de DEZEMBRO de 1996 (LDB); além de ter 01 sala de AEE com uma psicopedagoga; na escola possui um total de 01 diretora escolar, 01 vice diretora, 01 coordenador pedagógico, 02 coordenadores de turno, 01 professor de educação infantil, 05 professores do 1º ao 5º ano, 01 professor da sala de reforço, 01 secretária escolar, 02 merendeiras, 04 pessoas como auxiliar de serviços de conservação e limpeza, sendo um total de 19 pessoas funcionários.

Já a estrutura física é composta das seguintes salas, sendo 01 de diretoria, 01 secretaria, 01 de professores, 05 salas de aula, 01 de leitura/biblioteca, 01 pátio coberto, 01 parquinho, 01 cozinha, 02 banheiros de funcionários e 03 banheiros para os estudantes.

A relação professor – aluno é de muito vinculo, dando aos discentes a oportunidade de relatar suas dúvidas para que as mesmas sejam sanadas, desbravando assim o conhecimento dos alunos.

A forma de trabalho desenvolvida na instituição é de pleno coletivo, onde a equipe gestora é bem presente no dia-a-dia, desenvolvendo um trabalho de cooperação com a equipe docente, a comunidade escolar é voltada para o bem dos discentes, buscando assim solucionar os problemas do cotidiano, enfatizamos ainda que os pais são bem presentes na instituição, comparecendo sempre que são solicitados, e até mesmo para saber como está o comportamento e desenvolvimento de seus filhos.

Segundo o PPP (Projeto Político Pedagógico) da instituição em sua página 25, o desenvolvimento cognitivo é “contínuo o grupo gestor e equipe pedagógica elabora e reelabora continuamente ações preventivas e intervencionistas, com foco no desenvolvimento processual das crianças/estudantes.” (PPP, pág. 25, 2022).

O estágio supervisionado é muito importante durante a vida acadêmica, pois nele temos a oportunidade de vivenciar o cotidiano, a gestão escolar e sobre os processos de ensino e aprendizagem, além da prática no qual foi desenvolvida entrevista, descrição da anamnese, análise do desenvolvimento escolar, realização do projeto de intervenção e outros.

2 – PRÁTICAS DESENVOLVIDAS

• Observação do aluno com dificuldades de aprendizagem

O aluno João, tem 09 anos de idade possui TDH, ao entrar em sala de aula, o aluno já começa procurar confusão com os demais alunos, é agressivo e nervoso, é imperativo, não consegue ficar focado muito tempo em uma determinada atividade, chama as meninas de feia, gorda e horrosa. Ao iniciar a atividade proposta a criança faz de qualquer jeito para terminar logo e fica fazendo bagunça na sala de aula, dizendo ainda que ninguém manda nele, só a mãe.

• Análise da queixa

O aluno chega atrasado quase todos os dias, fazendo com que assim perca o primeiro momento de socialização das crianças ao entrarem em sala de aula, sendo a primeira atividade pedagógica proposta pela professora, a criança é pré-alfabetizada, não escreve o nome sozinho, reconhece as cores, algumas letras e números.

• Descrição da anamnese

Nome: João T. C. dos S.

Data de Nascimento: 08/03/2013

Sexo: Masculino

Local de Nascimento: Formosa Goiás

Nome do PAI: Roberto T. da Silva

Idade: 53 anos

Profissão: Agricultor

Escolaridade: Não alfabetizado

Nome da MÃE: Maria das Dores C. dos S.

Idade: 38 anos

Profissão: Do lar

Escolaridade: 5ª serie (ensino fundamental)

IRMÃOS DA CRIANÇA: Não tem irmãos

Endereço: Rua 23, Quadra: 15, Lote: 1 C. Bairro: Monte Sinai

Cidade: Alto Paraíso de Goiás CEP: 73770-000

Telefone Residencial: Não possui. Celular: Pediu para entrarem em contato através da escola.

Nível escolar da Criança: Alfabetização

Escola: Professora Ana Rodrigues de Carvalho Aguiar

Atividades extra-escolares: Não possui.

Queixa: Criança agressiva, imperativa, dificuldades de aprendizado, segundo a genitora não respeita ela.

Acompanhamentos: Não.

Pediatra: Não data do último atendimento: 2014 Fonoaudiólogo:________________ data do último atendimento Neuropediatra:____________________data do último atendimento Oftalmologista:___________________data do último atendimento

Outros Profissionais:

Faz uso de medicação ou outro tratamento? Sim

Quais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com