TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado - MASP

Pesquisas Acadêmicas: Estagio Supervisionado - MASP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 3

4- MÉTODO DE ANALISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

O MASP, método de análise e solução de problemas esta voltando para desenvolver processos de melhoria num ambiente organizacional cujo ambiente apresenta problemas de extrema complexidade o que se classifica como “estruturados”, ou seja, as causas e soluções ainda são desconhecidas. A sigla citada é a denominação que o QC – Story (método de solução de problemas de origem japonesa) acabou sendo atribuída no Brasil sendo empregado e discutido no país há mais de 20 anos.

Uma das características da MASP são seus métodos prescritivos e caráter sistêmico, através deste método prescreve como um problema deve ser resolvido e não como ele é resolvido, definindo como um problema racional. Assim se pressupõe que toda solução tem um custo associado e que a solução será aquela a qual seja maximizado os resultados e minimizados os custos envolvidos. Havendo, portanto um ponto ideal para a solução do problema. A construção do MASP como método para solucionar problemas passou pelo conceito que envolve a tomada de decisões, a formulação e comprovação de hipóteses, este conjunto de ações consiste no resultado de soluções e também de realimentação do processo para melhorias de aprendizagens e da forma de aplicação do mesmo.

Também é importante ressaltar que o “processo estratégico”’ ou etapas que formam a MASP também é uma característica singular a qual as distingue de outros métodos, devido sua estrutura para solucionar os problemas e os passos e etapas que dão uma visão bastante ampla e descritiva com aspectos e pontos de vista diferentes de uma situação.

São oito as etapas que formam o MASP:

1- Identificação do problema: ou seja, identificar de maneira clara o problema que ocorre e reconhecer sua importância se atentando para os problemas mais comuns, fazer levantamento do histórico destes problemas, deixarem evidentes os possíveis ganhos e perdas, escolher o problema.

2- Observação: investigar características específicas do problema de maneira ampla, com base em dados existentes e também com relação ao ambiente e cronograma de trabalho, coletando informações importantes.

3- Análise: descobrir as causas principais, esta etapa é tão fundamental e importante como as demais, mais o que mais me chama a atenção é que esta etapa é fruto de observações e analises as quais agora serão mais bem definidas para então gerar os demais resultados, caso os passos anteriores não tenham sido bem apurados provavelmente haverá perda de tempo e dinheiro e ainda a não solução dos problemas.

4- Plano de Ação: estratégico para impedir as causas principais dos problemas.

5- Ação: colocar em pratica o plano estratégico contando com a contribuição de todos os envolvidos para alcançar melhor execução.

6- Verificação: monitorar e medir constantemente a solução implantada para garantir que o objetivo seja atingido.

7- Padronização: prevenir para que o problema não volte a ocorrer após ter sido obtido sucesso nas ações anteriores, perpetuando estes novos padrões e incorporando-os aos trabalhadores para que se torne um hábito do trabalhador e este pode ser estimulado através de treinamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com