TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de Matematica no EF II

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp

DESAFIO PROFISSIONAL

Nome: Wellington Eduardo Ferreira da Luz

RA: 1221413215

Série: 3° semestre

São Paulo

2016

Universidade Anhanguera – Uniderp

Polo Pirituba

Curso Matemática

Trabalho apresentado às disciplinas de Cálculo A, Matemática do Ensino Médio, Geometria Plana e Espacial, Física A, Multimeios Aplicados à Educação e Álgebra Linear para o curso de graduação de Matemática, sob orientação da tutora Profª Dulcilene Carvalho Grade.

São Paulo

2016

1. Ensino em tempo integral e a matemática

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/96) introduziu a perspectiva de ampliação do tempo escolar diário nos Art. 34 e 87, sendo mais detalhada no Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 10.172/01) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE – Decreto 6094/07).

A perspectiva do Ensino Médio em Tempo Integral, até então, não é uma realidade generalizada no sistema de ensino, e para tal, torna-se cada vez mais importante o estudo sobre o tema, de modo que a Lei, ao ser cumprida, passa a beneficiar os estudantes oferecendo uma educação de qualidade que zele pelo aprendizado do aluno e pela elaboração do planejamento escolar.

Este trabalho visa conhecer como a escola integral pode contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem no Ensino Médio nas instituições de ensino brasileiras, através das proposições da Matemática, visto que a ampliação do horário escolar tem sido um ideal na legislação educacional brasileira e uma realidade ainda que de modo pontual e esporádico, com a implantação de propostas, muitas vezes bem-sucedidas em instituições de ensino brasileiras.

Em pesquisa realizada por Limonta (2014), foi constatado que, os conteúdos escolares e atividades socioeducativas oferecidos na escola em tempo integral pode ser incluída nas necessidades de crianças e jovens, que com dificuldade serão resolvidas apenas na escola, tais como: saúde, higiene, alimentação e comportamento social.

Corroborando com com esta ideia, Cavalieri (2007), afirma que na escola de tempo integral as atividades ligadas ao lazer, arte e necessidades essenciais à vida, podem ser intensificadas, além de adquirir maior extensão educativa.

Nesse sentido, é preciso aumentar a permanência diária dos alunos na escola, ampliando a área de conhecimento e permitindo uma visão mais globalizada dos conteúdos curriculares, além de atender aqueles com defasagem de aprendizagem, reduzindo a possibilidade de reprovação. Para que isso ocorra, o aluno terá, em um segundo turno, realizar atividades para o desenvolvimento de suas habilidades e competências e, também, desenvolver atividades artísticas, culturais e esportivas que ampliem o seu universo de experiência. Neste contexto foram elaboradas os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática com o objetivo de orientar a escola a planejar seus currículos, a fim de prever situações em que os alunos tenham acesso aos conhecimentos socialmente elaborados e que são necessários exercer cidadania, em que os alunos consigam evidenciar a importância que a Matemática tem para compreender o mundo a sua volta e também consigam perceber que esta área de conhecimento estimula a criatividade, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas (PCN+Ensino Médio, 2002, p. 8).

Através destas premissas dentro do conteúdo matemático apresentaremos a disciplina eletiva de Cálculo Diferencial e Integral conforme os tópicos abordados abaixo:

1.1 Ementa

Limite e continuidade de Funções Variável, Estudo da Função Derivada e suas Aplicações.

Ao longo do ano letivo serão desenvolvidas atividades relativas às Práticas Pedagógicas, leitura e interpretação de problemas.

O Cálculo Diferencial e Integral como parte do conteúdo pedagógico apresentado na disciplina de Matemática do Ensino Médio, pretende de modo geral, levar o aluno a pensar que é fundamental para o aprendizado em qualquer área do conhecimento humano, além de permitir que o aluno ao longo do ano desenvolva a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, sintetizar, avaliar, abstrair, generalizar e criar; desenvolva hábitos de estudo, rigor e precisão, ordem e clareza, uso correto da linguagem matemática, concisão, perseverança na obtenção de soluções para os problemas abordados e crítica e discussão dos resultados obtidos; adquira habilidades específicas para interpretar corretamente a simbologia e terminologia da disciplina; adquira informações e conhecimentos históricos sobre diversos tipos de conceitos e métodos utilizados pela disciplina; desenvolva a capacidade de obter, a partir de condições dadas, resultados válidos e situações novas, utilizando o método dedutivo. Por meio da prática de ensino visando contribuir na formação de um aluno crítico, participativo e competente em sala de aula. Os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral, apresentam em todos os seus diferentes aspectos, o raciocínio de conhecimento em toda a área matemática e do saber.

Pretende-se reforçar os conceitos adquiridos no Ensino Médio, bem como eliminar distorções aprendidas, insistindo sempre na necessidade de formalizar com conceitos adquiridos principalmente em Limite de Função Derivada, aplicar no estudo e comportamento de Funções, resolvendo pequenos problemas de Máximo e Mínimo de Funções e contribuir um esboço de gráfico de algumas Funções. Com o cálculo de Integrais pretende-se que saiba calcular áreas e aplicar estes conhecimentos no dia a dia. Os pré-requisitos necessários e fundamentais para o fluxo de entendimento normal do Cálculo Diferencial e Integral remetam a todos os conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com