TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilos De Liderança

Pesquisas Acadêmicas: Estilos De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  276 Visualizações

A Figura 1, construído a partir dos estudos de Chiavenato (2005, p. 187), permite apreender cada estilo de liderança, bem como suas principais características:

LIDERANÇA AUTOCRÁTICA Apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. O líder determina providências para a execução das tarefas, uma por vez, na medida em que são necessárias e de modo imprevisível para o grupo. O líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual seu companheiro de trabalho. O líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.

LIDERANÇA DEMOCRÁTICA As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça providências e técnicas para garantir o alvo com o aconselhamento técnico do líder. As tarefas ganham novos contornos com os debates. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus próprios colegas. O líder procura ser um membro normal do grupo. É objetivo e estimula com fatos, elogios ou críticas.

LIDERANÇA LIBERAL (LAISSEZ-FAIRE) Total liberdade para tomada de decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas alternativas ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que solicitadas. Tanto a divisão das tarefas como a escolha dos colegas fica por conta do grupo. Absoluta falta do líder. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso das coisas. Faz apenas comentários quando perguntado.

Estilos de Liderança

Fonte: Chiavenato (2005, p. 187)

...