TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.063 Palavras (25 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

AS DIFICULDADES DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

RESUMO[pic 2]

 Este trabalho objetivou ampliar o conhecimento das dificuldades e, as perspectivas dos enfermeiros na identificação acerca do desenvolvimento referente as ações educativas na Estratégia Saúde da Família (ESF). O Programa de Saúde da Família (PSF) surgiu como uma significativa proposta para determinar a descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS) e, ainda para estabelecer a eficácia da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. A construção do PSF teve como meta elaborar as ações de promoção através da proteção à saúde do ser humano. A pesquisa aborda também a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) como prioridade da Rede de Atenção à Saúde, organizada pelos princípios da universalidade, bem como da acessibilidade, e vínculo, O enfermeiro deve ter um conhecimento das habilidades, e a capacidade de fornecer um atendimento, que sirva para solucionar às demandas de saúde da população. As dificuldades dos profissionais da saúde, faz com que estes exerçam a função para inserção de atividades humanizadas de qualidade ao usuário. Para melhorar o atendimento, é preciso que o enfermeiro saiba trabalhar com a carência de recursos, porém, é necessário incorporar uma gestão por meio de novas demandas, que requer competência que vai além das técnicas administrativas.[pic 3]

Palavras-chave: Enfermeiro; Gestão; Estratégia Saúde da Família.

LISTA DE SIGLAS[pic 4][pic 5]

AB - Atenção Básica

ACS - Agentes Comunitários de Saúde

APS - Atenção Primária à Saúde

ESF - Estratégia Saúde da Família

Humaniza SUS - Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS

Lilacs - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde

PBE - Prática Baseada em Evidências

PMAQ-AB - Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

PNAB - Política Nacional da Atenção Básica

PSF – Programa Saúde da Família

SAE - Sistematização da Assistência de Enfermagem

SciELO - Scientific Electronic Library Online

SUS - Sistema Único de Saúde

        [pic 6]

SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................

  5

2 OBJETIVOS ...................................................................................

  8

   2.1 Objetivo Geral .................................................................................

  8

   2.2 Objetivos específicos .....................................................................

  8

3 REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................  

  9

   3.1 O Sistema Único de Saúde (SUS) .................................................

   3.2 Política Nacional da Atenção Básica ............................................

   3.3 Estratégia Saúde da Família (ESF): o papel do enfermeiro ........

  9

11

13

4 METODOLOGIA DE PESQUISA ...................................................

18

5 ANÁLISE E RESULTADO DA PESQUISA ...................................

20

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................

REFERÊNCIAS .................................................................................

1 INTRODUÇÃO

O setor de saúde, quando relacionado ao campo público, tem sofrido transformações históricas que decorrem de diferentes articulações entre sociedade e Estado para responder as questões sociais e de saúde relacionadas a realidade da população (PAIM; ALMEIDA FILHO, 1998).

No Brasil, a assistência à saúde é prestada através de um sistema de saúde denominado Sistema Único de Saúde (SUS), que visa o atendimento equânime, universal e integral a todos os cidadãos, conforme previsto na legislação vigente.

Miechuanskii e Kleba (2012) destaca que o SUS constitui uma organização que envolve um processo decisório com participação da comunidade, diante da função da Atenção Básica de desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita.

A adscrição do território permite aos gestores, profissionais e usuários do SUS compreender a dinâmica dos lugares, dos indivíduos e da coletividade, garantindo o cuidado contínuo, resolutivo e longitudinal (BRASIL, 2011; GONDIM, 2012).

A Atenção Básica constitui um conjunto de ações que dão consistência prática ao conceito de Vigilância em Saúde, através da articulação de conhecimentos e técnicas provindos da epidemiologia, do planejamento e das ciências sociais em saúde, com reorientação das práticas em saúde por meio de ações que visam a integralidade do cuidado promoção (SANTANA; CARMAGNANI, 2001).

No Brasil, o atual cenário da atenção básica, ancorado na Estratégia Saúde da Família (ESF), possui papel fundamental na reorientação do modelo assistencial e na consolidação das diretrizes do SUS, com contribuição importante para a universalização do acesso aos serviços de saúde e para a descentralização da assistência (LANZA; LANA, 2011).

A implantação do Programa Saúde da Família (PSF) ocorreu no de 1994, posteriormente reconhecido como uma estratégia, com o objetivo de melhorar o estado de saúde da população, através da construção de assistência à saúde baseada na promoção, proteção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação da saúde em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS e dirigidos aos indivíduos, à família e à comunidade (BRASIL, 1997).

Além disso, a ESF busca ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde, privilegiando a construção de redes de atenção e cuidado, visando a resolutividade, a integralidade e sua capacidade de compartilhar e fazer a coordenação do cuidado (COSTA; CARBONE, 2009; AARESTRUP; TAVARES, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (255.6 Kb)   docx (317.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com