TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ENFERMEIRO NAS CONSULTAS DE PUERICULTURA: NA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMILIA.

Por:   •  20/3/2016  •  Artigo  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ANTÔNIO ALEXANDRE DA COSTA SOARES, ELVIS LIMA PEREIRA, KELIANE DA SILVA ABREU, RAIMUNDA ROBERLÂNDIA DE LIMA.

O PAPEL DO ENFERMEIRO NAS CONSULTAS DE PUERICULTURA: NA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMILIA.

FORTALEZA/CE

2015

RAIMUNDA ROBERLÂNDIA DE LIMA, ELVIS LIMA PEREIRA, KELIANE DA SILVA ABREU, ANTÔNIO ALEXANDRE DA COSTA SOARES.

O PAPEL DO ENFERMEIRO NAS CONSULTAS DE PUERICULTURA: NA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMILIA.

Pesquisa bibliográfica submetida à disciplina

                                                                               de Metodologia da Ciência, como   parte dos

                                                                               requisitos para a conclusão da disciplina.

Orientador: Professora Caroline Antero Machado Mesquita

FORTALEZA/CE

2015

Sumário

1. REVISÃO DE LITERATURA        

1.1. A Puericultura na Estratégia Saúde da Família        

1.2. O papel do Enfermeiro no cuidado com a criança nas Consultas de Puericultura        

2. REFERÊNCIAS        

                                                                                                                                             

                                       

1. REVISÃO DE LITERATURA

1.1. A Puericultura na Estratégia Saúde da Família

      Observei nos artigos analisados, que embora o Programa de Estratégia Saúde da Família (ESF), tenha sido criado em 1993, ainda existem lugares onde o programa não realiza consulta de puericultura.

       No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) instituiu estratégias básicas de atenção à Saúde da Criança, por meio do PAISC – Programa Nacional de Atenção à Saúde da Criança. O qual estabelecia diretrizes e objetivos para a execução de ações que favoreciam o crescimento, o desenvolvimento, a qualidade de vida da criança; a 5 redução da mortalidade infantil; o atendimento periódico e contínuo; o acompanhamento do processo de crescimento e desenvolvimento (CD) da criança; o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade; orientação alimentar no primeiro ano de vida; a imunização efetiva; a identificação dos processos patológicos, favorecendo o diagnóstico e o tratamento precoce. (BRASIL, 1984).

      O MS logo propõe um calendário mínimo de vacina, que fica distribuído da seguinte maneira: 01 (uma) consulta até os 15 dias de vida; consultas com 01, 04, 06, 09 e 12 meses de idade, totalizando assim, 07 (sete) consultas no primeiro ano de vida.  (BRASIL, 2012).

       Fica também evidenciado que mesmo quando é realizado atendimento de puericultura, o mesmo não é feito na sua totalidade, como preconiza o (MS), no município de Fortaleza as unidades de saúde trabalham de uma forma em que cada equipe esbatesse a idade da criança a ser acompanhada, sendo que na sua maioria este acompanhamento é feito apenas até um ano de idade e de uma maneira assistencialista.

1.2. O papel do Enfermeiro no cuidado com a criança nas Consultas de Puericultura

      A criança é um ser vulnerável que necessita de assistência sistemática e periódica. Para tanto a consulta de puericultura tem um papel de acompanhar a criança saudável na expectativa de reduzir a incidência de enfermidades elevando as oportunidades para alcançar todo o potencial por meio do crescimento e desenvolvimento. (Campos et al, 2011).

      As atribuições do enfermeiro em relação à saúde da criança: 1 - Realizar consultas de puericultura conforme o preconizado neste Caderno de Atenção Básica.              2 - Realizar a aferição da pressão arterial dos escolares conforme o preconizado neste Caderno de Atenção Básica e encaminhar o resultado ao médico da equipe quando o exame estiver alterado. 3 - Monitorar, notificar e orientar escolares, pais e professores diante de efeitos vacinais adversos. 4 - Realizar a aferição dos dados antropométricos de peso e altura e avaliar o IMC das crianças. 5 - Exercer as atribuições que lhe são conferidas pela PNAB.  (BRASIL, 2012).

       Desde cedo as crianças vem chamando atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), pois é nesta fase da vida onde ocorrem mais mudanças físicas e biológicas, cabe então ressaltar que o profissional de enfermagem tem um papel de grande importância no desenvolvimento dessas crianças. Quando ele se apodera desta ferramenta que é a consulta de puericultura, para aproximar-se da mãe buscando conhecer essa criança como um todo, compreendendo e lidando com determinantes em saúde como: a cultura, o ambiente em que ela estar, a qualidade de alimentação que ele tem, permitindo assim, identificar as necessidades e possibilidades da criança, considerando suas relações sociais seus recursos disponíveis, intervindo de forma apropriada para garantir que este ser se mantenha saudável.   Nesse contexto, sem duvida, a puericultura é uma excelente ferramenta para se criar uma nova cultura de cuidados com a criança saudável, evitando assim o estigma que existe na mãe, de que a criança só tem necessidade de assistência se estiver acometida de alguma patologia. Então se consiste em uma ferramenta oportuna para a promoção a saúde, para o acompanhamento integral da criança de forma que venha a promover mudanças não só na criança e na mãe, mas estar aberto a uma troca de saberes, o que consiste na aplicação da enfermagem no individuo, na mãe e na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com