TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia recursos humanos

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO  

- Razão Social.

- Localidade.

- CNPJ.

- Ramo de Atividade.

- Número de Colaboradores.

- Missão, visão e valores.

- Breve histórico (data fundação, fundadores, tempo no mercado, realizações e conquistas em sua trajetória).

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

                 A empresa possui um setor de Recursos Humanos, com duas colaboradoras, sendo uma a gestora responsável pelo setor e outra auxiliar da área.

                 As mesmas possuem a graduação na área de Recursos Humanos, tendo a gestora já finalizado seu curso e sua auxiliar, em fase de conclusão. Contudo ambas colaboradoras se destacam pela experiência comprovada em  Recursos Humanos, com atuação anterior em outras empresas.

DESCRIÇÃO DE CARGOS E ORGANOGRAMA

A empresa possui níveis hierárquicos são designados da seguinte forma:

As principais atividades e responsabilidades de cada função:

Presidente: É responsável legal da empresa, com a centralização do controle financeiro.

Vice-Presidente:  Tem responsabilidades diretamente relacionadas aos lucros e administração da empresa, além de decisões administrativas regidas pela legislação das empresas privadas devidamente registradas.

Gerente Financeiro: Gerencia a equipe administrativa: caixas, recepção, cobrança, com reporte de resultados e controles para o diretor administrativo.

Assistente Financeiro: Conhecer o produto e suas aplicações mais profundamente que a própria força de vendas, para poder verificar a argumentação utilizada pelos vendedores e esclarecer suas dúvidas.

Gerente de Marketing: É responsável por administrar e planejar tudo o que envolve as necessidades do mercado consumidor, o produto a venda, o pós venda, além de aspectos relacionados à propaganda.

Publicitário: Auxiliar no desenvolvimento e implementação de ações de Marketing, incluindo pesquisas de mercado, campanhas publicitárias e promocionais, visando projetar a imagem da empresa e elevar as vendas.

Assistente de Marketing: Acompanhar o processo de produção gráfica de peças publicitárias, tais como folhetos com ofertas, incluindo verificação dos produtos ofertados, preparação das fotos e outros detalhes gráficos.

Gerente de departamento Pessoal: É o profissional responsável por gerenciar as rotinas da administração de pessoal, assegurando os prazos previstos por lei e procedimentos internos, através da elaboração do cronograma mensal. Um Gerente de Departamento Pessoal acompanha a elaboração da folha de pagamento, rescisões, férias e recolhimentos de tributos.

Assistente de Departamento Pessoal: Elaboração dos cálculos da folha de pagamento dos clientes, recolhimento de tributos, relatórios e estatísticas internas ( exigidos pela legislação ), responsável pela emissão de holerites, folhas analíticas, guias de recolhimento como FGTS, INSS,IRRF, contribuições sindicais, calculo de H.E, DSR, envio de informações a CAIXA para efeitos de FGTS (GFIP), controlar todos os valores, a serem descontados em folha de pagamento, tais como farmácia, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, adiantamento salarial entre outros, toda rotina de folha de pagamento em geral .

Calculo de férias, férias coletivas, abono de férias. Responsável pela emissão de recibo e atualização em CTPS.

Coordenador de Vendas: Em resumo, o papel do supervisor de vendas é o de manter vivas as políticas comerciais da empresa no que tange a produtos, preços, clientes e cobertura de mercado, auxiliando o representante ou vendedor na melhoria do desempenho.

Assistente de Vendas: Planejar atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizar seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem as dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Comprador: Assegurar o abastecimento dos insumos de produção e demais materiais utilizados pela empresa, ao menor preço possível, dentro dos padrões estabelecidos de prazo e qualidade dos produtos e serviços. Pesquisar o mercado fornecedor de produtos e serviços, através de coleta de preços, visando identificar as melhores oportunidades de compras.

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

As principais fontes de recrutamento são buscas internas, buscas externas, anúncios, referências de funcionários, agências públicas de empregos, agências privadas de empregos.

O processo de recrutamento está basicamente fundamentado no recrutamento externo. Em casos especiais, considera-se o recrutamento interno, contudo como uma forma de promoção e nunca como crescimento lateral.

O recrutamento interno consiste na divulgação de vagas em aberto dentro das empresas com o intuito de recrutar colaboradores de outros departamentos que apresentem as competências necessárias para a nova posição. Normalmente há uma mudança setorial, ou seja, ao finalizar uma vaga com recrutamento interno, ocorre a abertura de uma posição deixada pelo colaborador, através de recrutamento externo.

Contudo, percebe-se que a promoção ainda não é muito comum, pois a empresa acredita que muitos funcionários não estão preparados para assumirem novos desafios, em posições mais elevadas.

Uma das práticas mais interessantes e que vem apresentando excelentes resultados é de indicações de colaboradores, desde que possua um desempenho comportamental adequado.

Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar o bom desempenho futuro do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.

ANÁLISE CURRICULAR DO CANDIDATO

 É a primeira etapa para se selecionar candidatos. Ela é feita quando analisarmos as habilidades e competências do profissional e sua evolução em outros locais por onde trabalhou.

É uma fase onde o selecionador deve ter muito cuidado para que as notificações importantes sobre a vida profissional do candidato não passem despercebidas.

TESTES DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADE

As provas de conhecimentos ou de capacidade são instrumentos que permitem medir o "grau de conhecimentos profissionais e técnicos exigidos pelo cargo" assim como o "grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com