TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia De Marketing

Exames: Estratégia De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

De acordo com Fischmann & Almeida (1991), a palavra estratégia originada do grego strategos (chefe do exército), vem despertando um grande interesse no meio empresarial, o que fez com que fosse incorporada ao cotidiano das organizações. Sette (1998) corrobora com tal afirmativa, destacando que o termo estratégia surgiu e foi inicialmente utilizado no ambiente militar, migrando posteriormente para o setor empresarial.

Embora não haja uma definição única para estratégia, há na literatura uma convergência de idéias complementares que auxiliam na criação de um conceito ao mesmo tempo abrangente e profundo. Assim, Horby & Ruse (1994) destacam que a estratégia é a capacidade de se organizar e executar um plano de ação para se fazer algo; o American... (1994) salienta que um plano de ação orientado por uma estratégia permite a organização atingir determinados objetivos. Thompson Jr. & Strickland III (2000) afirmam que as estratégias são ações e abordagens de negócios que a organização adota para atingir seus objetivos.

A administração estratégica é uma técnica administrativa que utiliza a análise do ambiente interno e externo da organização, apresentando suas oportunidades e ameaças, além dos seus pontos fortes e fracos, com o propósito de cumprir a sua missão, os seus objetivos e as suas metas (Certo & Peter, 1993). Por meio da administração estratégica, as organizações terão condições de estabelecer uma série de ações inter-relacionadas e coordenadas com o objetivo de se atingir metas, aproveitando mais eficazmente as oportunidades e lidando de uma maneira mais adequada com os riscos (Souki, 2002).

Por considerar o ambiente empresarial extremamente dinâmico, a administração estratégica prevê que, para que a organização consiga alcançar sua missão, seus objetivos e suas metas, é necessário que as estratégias sejam constantemente revistas e adequadas às mudanças ambientais, o que exige bastante flexibilidade (Sette, 1999).

Para que seja possível administrar estrategicamente, é necessário enxergar as conseqüências futuras de ações presentes, prever os problemas e suas soluções, e coordenar todos os recursos para a consecução dos objetivos. Assim sendo, Ansoff, Declerck & Hayes (1987) destacam a necessidade de se ter uma visão sistêmica e futurística da realidade. Isso porque a abordagem estratégica é, antes de tudo, holística e interdisciplinar, o que sugere não ser possível estabelecer condutas efetivamente estratégicas com uma visão unitária e parcial da realidade. Assim, uma percepção fragmentada da organização e da sua inter-relação com o ambiente na qual está inserida impossibilita que os administradores formulem estratégias que as tornem mais competitivas.

Conforme Souki (2002), a competitividade das organizações inseridas nas mais diversas cadeias produtivas é influenciada pela capacidade estratégica de monitorar o ambiente e reagir de forma rápida e eficaz aos estímulos, antecipando-se em relação à concorrência, desenvolvendo novos produtos e serviços, com vistas a satisfazer melhor as necessidades e desejos dos clientes. Assim, o amplo conhecimento do próprio negócio e das variáveis que podem afetá-lo no presente e no futuro, é de extrema importância para que o administrador seja capaz de formular estratégias que incrementem a competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com