TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia Do Oceano Azul

Casos: Estratégia Do Oceano Azul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

Estratégia do Oceano Azul:

O livro nos trás como tema central que, a mais adequada estratégia não é competir direto com a concorrência, mas sim afastar-se dela. Buscando um mercado ainda não conquistado por, o inesperado, com grandes lucros.

É inovar, ser o diferencial e deste modo à concorrência torna-se irrelevante, por isso dar-se nomenclatura Oceano Azul, pois subentendemos que é algo mais tranquilo, diferente do que é citado também no decorrer da leitura sobre o Oceano Vermelho, que trata de algo mais definido, com regras competitivas.

Podemos criar um Oceano Azul através dos quatro passos de visualização, são eles: Analisar a realidade da empresa, como o cliente a vê perante o mercado, analisar os atributos que ela possui, e por fim comunicar qual a estratégia que ela possui que fará a diferença. Um exemplo é o citado Cirque de Soleil, que inventa um belíssimo espetáculo, com danças, personagens, sem animais, que produz um lucro muito maior do que circos normais.

Michael Porter, (1991) “A estratégia deve ser utilizada para superar seus concorrentes, escolhendo um posicionamento para competir, não apenas o seu produto”. Conforme visto em aula, são as estratégias: Baixo custo: altamente produtivas e utilizam tecnologias modernas, porém a qualidade não deve ser ignorada; Diferenciação: obter um preço melhor gerando maiores lucros, mas os custos devem ser compatíveis a concorrência; Enfoque(ou nicho de mercado) que é saber o segmento a seguir, o autor opta por somente uma destas estratégias. Entretanto na leitura percebemos que sim, é possível unificarmos todas as estratégias, e deste modo termos o Oceano Azul perfeito, diferente do que o autor defende: “Ser tudo para todos é uma receita de mediocridade estratégica e para um desempenho abaixo da média, pois normalmente significa que uma empresa não tem absolutamente qualquer vantagem competitiva!”

Por fim, após a estratégia ser implantada e desenvolvida é necessário que a empresa esteja atenta as alterações que tem pela frente, para que satisfaça o cliente por completo evitando assim o fracasso. Inovando, com baixo custo e elevando valor.

Referencial Bibliográfico:

Porter, Michael (1991, páginas 10 à 12). Estratégia Competitiva, Campus, Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com