TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia e Gestão Estratégica

Tese: Estratégia e Gestão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  4.323 Palavras (18 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 18

ETAPA 1

Aula-tema: Estratégia e Gestão Estratégica.

Passo 1 (Individual)

Pesquisar no Livro-Texto (PLT) da disciplina e nos sites abaixo, os conceitos relacionados ao tema: estratégia e reformulação estratégica determinando como esses conceitos podem contribuir para a criação de valor nos negócios.

RICHERS, Raimar. Estratégia, Estrutura e Ambiente. Disponível em

<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-

75901981000400002&script=sci_arttext>. e compartilhado em:

<https://drive.google.com/file/d/0B6096PCkhflYVlpMNVdOcllfRU0/edit?usp=sha

ring>. Acesso em 24 de abril de 2014.

SERRA, Fernando. Os pilares da estratégia. Ano 2007. Disponível em:

<http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S1645-

44642007000200008&script=sci_arttext>. e compartilhado em:

<https://drive.google.com/file/d/0B6096PCkhflYRHhEX0doUFJKYms/edit?usp=sharing>. Acesso em: 24 abr. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Discutir em Grupo os conceitos pesquisados no passo anterior, respondendo as seguintes indagações:

O que é estratégia e qual sua importância?

R: Estratégia é o desempenho que uma organização toma para reger com seus problemas internos dentro do seu âmbito de trabalho. A sua importância se dá a direcionar uma empresa para obter vantagem competitiva.

Para que serve a reformulação estratégica?

R: A Reformulação estratégica serve para reforçar a compreensão de que mesmo que a estratégia se refira a criar uma visão de longo prazo para a organização, ela deve manter certo grau de flexibilidade sobre como chegar lá e conservar opções de adaptação a eventuais mudanças.

Como usar a estratégia para criação de valor?

R: Quando uma empresa estabelece o controle estratégico e permite o desenvolvimento de um grupo de líderes estratégicos que darão o foco para o crescimento do valor investido e do retorno sobre o investimento no que resulta a criação de valor para os acionistas, fornecedores, funcionários e clientes.

Qual o papel da missão e visão nas organizações?

R: Missão é a razão do negócio da empresa, ou seja, o seu comprometimento.

Visão é como a organização quer ser vista pelo seu cliente.

Quais fatores influenciam a estratégia das organizações?

R: Analisar o ambiente competitivo; Antecipar as reações dos principais concorrentes; Identificar opções estratégicas e escolher entre alternativas.

Passo 3 (Equipe) Entregar ao professor da disciplina um relatório de no mínimo três laudas e no máximo cinco que contenha as informações desta Etapa. Resenha introdutória do tema abordado. Desenvolvimento que demonstre a importância da estratégia nas organizações como forma de criação de valor agregado.

RELATÓRIO:

A definição da estratégia dentro de uma organização tem como perspectiva posicionar a empresa para alcançar a vantagem competitiva e tendo também como desafio a criação de valor para o seu produto sendo que todos os envolvidos dentro do negócio tenham a mesma percepção, que são os acionistas, os fornecedores, os funcionários e os clientes.

O ambiente competitivo nos dia atual esta muito diferente dos que os executivos enfrentaram a 20 ou 30 anos atrás e a tendência é que daqui a 10 ou 15 anos a frente o ambiente estratégico tenha mudado outra vez, devido ao mundo globalizado em que vivemos hoje com tantas mudanças que as grandes organizações precisam se antecipar para as eventuais mudanças que acontecerão.

A evolução do pensamento estratégico nas últimas décadas esta refletindo a estas mudanças, como no inicio da economia industrial saindo desta perspectiva para uma outra que seria a baseada em recursos e depois chegando a perspectiva de capital humano e intelectual.

A economia industrial determinava que o ambiente em que se trabalhava influenciava no ambiente competitivo. Pensava - se que o ambiente competitivo impusesse pressões e restrições que tornavam certas estratégias mais atraentes que outras.

Já o desenvolvimento de estratégia baseada em recursos em vez de focar o posicionamento de uma empresa de acordo com restrições ditadas pelo ambiente, seu foco era a criação de portfólios corporativos ligados aos negócios essenciais e na adoção de metas e processos dedicados a melhorias das competências essenciais.

Depois surgiu o capital humano e intelectual como recurso estratégico fundamental de uma empresa é uma extensão natural da perspectiva baseada em recursos e adequa - se a transição do comércio global para uma economia baseada no conhecimento.

Significando que para a maioria das empresas, o acesso a recursos físicos ou financeiros já não é mais um impedimento para o crescimento nem para as oportunidades que surgirão, mais a ausência de pessoas ou de conhecimentos corretos passou a ser um fator determinante para as organizações.

O processo de reformulação de estratégias esta baseado em três perguntas básicas:

Onde estamos? O que significa a avaliação do estado atual do negócio ou a empresa como um todo.

Para onde vamos? Destina-se a gerar e explorar alternativas estratégicas baseadas nas respostas obtidas a primeira pergunta.

E como chegaremos lá? Do processo esta focado em como atingir os objetivos desejados.

Ou seja, quando surge um novo desafio ou uma grande oportunidade competitiva para a organização, a empresa não se pode dar ao luxo de esperar para tomar uma reação, não significando que os processos formais tem que ser abandonados, mais sim que deve ser reforçar a compreensão de que mesmos que a estratégia seja para uma visão de longo prazo, ela deve se manter flexível sobre como chegar ao seu objetivo e estar aberta a opções de adaptação e de mudanças eventuais.

A estratégia deve concentrar-se na criação de valor, ou seja, para acionistas, fornecedores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com