TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia e pensamento estratégico

Tese: Estratégia e pensamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Tese  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégia e Pensamento Estratégico

Estratégia é uma palavra que origina do termo grego “strategia”, que significa plano, método ou manobras usadas para alcançar um objetivo ou resultado específico. Entende-se também pela mobilização de todos os recursos visando atingir objetivos a longo prazo.

O significado da palavra estratégia tem relação direta com a arte de fazer guerra de um líder militar, porém com o passar do tempo a palavra passou a ser mais abrangente e atualmente a estratégia está relacionada com assuntos ligados à área militar, econômica, psicológica e política.

A palavra estratégia possui diversos significados e é um conceito que está presente em vários contextos, sendo por isso difícil a sua definição. Uma estratégia normalmente é definida para ultrapassar algum problema, dificuldade ou barreira, e nestes casos pode ser sinônimo de habilidade, astúcia ou esperteza.

Sendo assim, o pensamento estratégico torna-se essencial para o ser humano e pode ser aplicado em várias situações, tanto em âmbito profissional quanto pessoal.

A nível organizacional entende-se por pensamento estratégico a capacidade da empresa de atuar de forma integrada, criando um “caminho” ou meio de se antecipar às necessidades e demandas do mercado.

Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico define-se como um conceito considerado popular na área da administração, que significa o ato de pensar e executar planos de uma maneira estratégica.

No contexto organizacional, o planejamento estratégico é usado para melhorar a produtividade e os resultados da organização.

No mundo corporativo atual, onde as empresas estão cada mais competitivas, é essencial que as organizações tenham um bom planejamento estratégico que as permite assim competir com seus concorrentes de mercado. A elaboração do planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcance das metas pois planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa.

Etapas do planejamento estratégico

Identifica-se as seguintes etapas do planejamento estratégico:

- Definição de valores da empresa, como a visão e missão;

- Análise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças para a organização;

- Análise do ambiente interno, mais concretamente as forças e fraquezas da organização;

- Análise do contexto atual da empresa através da análise SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);

- Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a organização pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar;

- Formulação e Implementação da estratégia, onde se escolhe o plano para alcançar as metas e objetivos definidos previamente;

- Obtenção do feedback e controle, onde os responsáveis verificam os resultados do planejamento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com