TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia para a avaliação das exposições dos trabalhadores

Por:   •  3/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: HIGIENE OCUPACIONAL –

Tutor(a):

Disciplina:  1 – Fundamentos de Higiene Ocupacional

Unidade: 3 – Estratégia para a avaliação das exposições dos trabalhadores

Aluno/Grupo:

Enunciado da Atividade

Com base no conteúdo desta unidade e leituras indicadas, considere amostragem de área, amostragem pessoal e monitoramento biológico para responder a seguinte questão:

Qual é, em sua opinião, a melhor estratégia para a avaliação das exposições dos trabalhadores? 

Resposta da Atividade

Tudo se inicia através da antecipação dos riscos onde envolve a análise de projetos de novas instalações, novos métodos de trabalho e novos processos de fabricação, visando a prevenção dos riscos que porventura venham a existir. O reconhecimento dos riscos é realizado para identificar os riscos existentes nas instalações e métodos de processos atuais, visando priorizar as medidas de eliminação, minimização ou controle dos mesmos. São identificados os riscos físicos, químicos e biológicos de cada atividade, identificando, o número de empregados expostos a cada agente nocivo, a frequência com que o mesmo se expõe a estes riscos, os danos causados por estes agentes e a medida de controle existente.

Antecipação e reconhecimento dos riscos devem ser desenvolvidos por profissionais com conhecimento em Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional, considerando informações trazidas pelos empregados e liderança, bem como solicitações do departamento de Saúde Ocupacional e definições de processos e engenharia. Esta avaliação qualitativa e de caracterização básica definirá os Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) e potencial de exposição dos empregados de cada grupo aos agentes químicos, físicos e biológicos.

A definição dos GHE é uma importante etapa da estratégia de avaliação ambiental e deve ser concluída de forma criteriosa, pois servirá de base para a estimativa do número de amostras e medições, cujos resultados deverão ser mantidos em um banco de dados para futuras análises e comparações da evolução das medidas preventivas.

As avaliações quantitativas são realizadas empregando-se as técnicas de Higiene Ocupacional para quantificar e avaliar o potencial de danos dos agentes químicos, físicos e/ou biológicos presentes em cada Grupo Homogêneo de Exposição, de acordo com sua intensidade, concentração e tempo de exposição, sempre que for necessário comprovar a inexistência dos agentes identificados na etapa de reconhecimento.

Depois de todas essas fases é realizado o monitoramento biológico.  O médico vai pedir os exames necessários de acordo com os levantamentos feitos no PPRA e resultados encontrados. Tanto é que o próprio nome já diz: Exames Complementares, eles vão complementar os resultados encontrados nos monitoramentos e ter dar uma real situação da saúde do trabalhador. Os resultados do monitoramento biológico auxiliam na avaliação da eficácia das medidas de controle dos riscos físicos, químicos, biológicos e nas ações do Programa de Preservação de Riscos Ambientais (PPRA).

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com