TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias Internas Para Melhoria Do Contexto Organizacional

Artigos Científicos: Estratégias Internas Para Melhoria Do Contexto Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

O contexto Organizacional de uma empresa pode ser definido pelos seguintes pontos o setor de atuação de uma empresa, o seu tamanho, a sua estrutura funcional, a agilidade de comunicação, o contexto executivo das suas funções, a definição de papeis e responsabilidades assim como a capacidade para dar a empresa um grande potencial competitivo aspectos como cultura, políticas e filosofia organizacional (REZENDE, 2002).

A cultura é uma parte critica do contexto organizacional por que esta produz laços individuais e coletivos e fortalece o sentido de grupo de uma organização deixando mais evidente nas suas ações o sentido de missão da empresa(DAVENPORT, 1999 apud REZENDE, 2002).

Existem várias estratégias internas que possibilitam que uma organização melhore seu contexto organizacional.

Uma delas diz respeito a qualidade de seus funcionários. Se eles são bem remunerados, se tem qualidade de vida em seu ambiente profissional, se a empresa proporciona plano de carreira, se ela estimula o seu colaborador através de premiação, a organização tem condições de alavancar suas vendas/estrutura interna, pois a retenção do recurso humano competente (capital intelectual) é fundamental para a saúde da mesma.

Outra estratégia interna que possibilita melhora no contexto organizacional diz respeito às comunicações. Se há uma rede de comunicações bem estruturada entre setores, haverá um fluxo contínuo e sem perdas, o que traz reflexo em cumprimento de planejamento/estratégias montadas pelo nível estratégico.

Transformar a organização em uma mescla de organização formal e informal também melhora o contexto organizacional.

A organização formal traz métodos burocráticos que disciplinam alguns processos que necessitam de maior controle, tais como os processos industriais, os processos administrativos formais (traduz-se em organização, uma das funções básicas da administração). Por outro lado, uma estrutura informal traz agilidade no processo decisório pela redução de chefias e a uma maior proximidade do nível estratégico com o nível operacional. E uma interação entre esses dois tipos de organização traz benefícios para a organização, fazendo com que ela seja flexível e utilize o melhor método (planejamento) de acordo com o momento pela qual ela atravessa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com